Notícias
Cabotagem
Projeto BR do Mar segue para a sanção presidencial
O Programa de incentivo tem o objetivo de estimular o uso da cabotagem - Foto: Banco de Imagens
A proposta do Governo Federal de criação do Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem, o BR do Mar, foi aprovada nesta quarta-feira (15) pela Câmara dos Deputados. Como a matéria já foi analisada pelo Senado, agora seguirá para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.
O Programa de incentivo tem o objetivo de estimular o uso da cabotagem, - trânsito de barcos entre portos - aumentar a frota nacional e equilibrar a matriz de transportes brasileira. O fluxo barcos entre portos representa apenas 11% de participação da matriz logística do País. A expectativa é que a nova legislação promova um aumento para 30%.
“Ao incentivar a cabotagem, teremos um meio de transporte mais limpo e sustentável, com menores custos e maior eficiência. No fim, todos serão beneficiados, dos produtores àqueles que terão novas oportunidades de trabalho”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
Segundo o Ministério da Infraestrutura, a meta é ampliar o volume de contêineres transportados, por ano, de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a 20 pés), em 2019, para 2 milhões de TEUs, em 2022, além de ampliar em 40% a capacidade da frota marítima dedicada à cabotagem nos próximos três anos, excluindo as embarcações dedicadas ao transporte de petróleo e derivados.
Saiba mais em: www.gov.br/infraestrutura/pt-br/brdomar
Com informações do Ministério da Infraestrutura