Notícias
Região Nordeste registra dez recordes de produção de energia, em julho
O Brasil é campeão em energias renováveis, possui a matriz energética mais limpa entre as grandes economias e é, hoje, líder na capacidade de geração eólica na América Latina. Foto: Banco de Imagens
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou dez recordes de produção de energia de fontes renováveis registrados em julho na região Nordeste. Foram quatro recordes de geração eólica média, quatro de geração instantânea e dois recordes de energia solar fotovoltaica. O Brasil é campeão em energias renováveis, possui a matriz energética mais limpa entre as grandes economias e é, hoje, líder na capacidade de geração eólica na América Latina.
De acordo com o órgão, o destaque foi o índice registrado em 22 de julho, quando, pela primeira vez, a força dos ventos foi capaz de abastecer a 102% da região Nordeste durante 24 horas. Neste dia, foram produzidos 11.399 MW médios de energia eólica.
Os registros inéditos foram sendo ultrapassados ao longo de todo o mês de julho e, já no dia 2, a eólica gerou de forma instantânea 11.354 MW e a geração média na mesma data foi de 9.707 MW médios. Na semana seguinte, no dia 8, o pico da fonte foi de 11.548 MW, número que correspondia a 99,2% da demanda de toda a região Nordeste no minuto do recorde.
No período conhecido como safra dos ventos, que vai até novembro, o ONS registrou no dia 12 de julho três resultados inéditos: um de geração média chegando a 10.873 MW médios e dois de geração instantânea atingindo 11.715 MW. Este último, na categoria instantânea, produziu energia suficiente para atender a 105,1% da demanda da região.
Com informações do MME