Notícias
Covid-19
Comitê de Crise Covid-19 dialoga sobre direitos humanos durante a pandemia
As reuniões são promovidas pelo Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 - Foto: Ascom/Casa Civil
O Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, coordenado pela Casa Civil, se reuniu nesta semana para tratar do enfrentamento dos impactos da pandemia de Covid-19 nos direitos humanos. O ciclo de palestras do Comitê de Crise tem como objetivo discutir o planejamento político-estratégico e as projeções das políticas públicas.
Nesta semana, a secretária-executiva adjunta do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Viviane Petinelli, apresentou a principais entregas do ministério em meio a tantos desafios relacionados aos direitos humanos no contexto de pandemia. Segundo a secretária-executiva, o número de denúncias no Ligue 180 teve um aumento expressivo. “A gente alcançou, em um ano, mais de 105 mil denúncias de violência contra a mulher”, disse.
Em 2020, o MMFDH articulou um plano de contingência da violência doméstica com 27 ações. Também foi criado o Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio, um conjunto de 56 iniciativas de diversos órgãos do Governo Federal. “Em parceria com o poder Judiciário, com estados e municípios e sociedade civil”, explicou.
Viviane Petinelli tratou, ainda, sobre as ações do Governo Federal no combate à violência contra grupos vulneráveis, como crianças, adolescentes e idosos, para os quais, o Governo Federal criou planos de contingência, devido à Covid-19.
Durante a pandemia, o Governo Federal, por meio do MMFDH, ainda, ampliou os canais de denúncias de violação de direitos humanos da para diversas plataforma digitais. Confira e denuncie:
- Disque 100: Ligue para denunciar todas as violações de direitos humanos.
- Ligue 180: Ligue para denunciar violência contra a mulher.
- WhatsApp: Para receber atendimento ou denunciar, basta enviar uma mensagem para o número (61) 99656-5008.
- Telegram: Para utilizar o canal, basta digitar “Direitoshumanosbrasilbot” na busca do aplicativo, e iniciar o atendimento.
- Site e chat: www.gov.br/mdh/pt-br/ondh