Notícias
Defesa Civil
Oito municípios baianos têm reconhecida a situação de emergência
Anagé, Igaporã, Pintadas e Ribeira do Pombal se somam a outras 60 cidades baianas que registram estiagem neste período do ano. - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu a situação de emergência devido ao prolongado período sem chuvas de quatro municípios da Bahia. Anagé, Igaporã, Pintadas e Ribeira do Pombal se somam a outras 60 cidades baianas que registram estiagem neste período.
Após a publicação do reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada pelos desastres. Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres Naturais (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada Portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.
Repasse para o Acre
Também por meio da Sedec, o Governo Federal disponibilizou R$ 929,9 mil para Porto Acre (AC). O município foi atingido por inundações e vai utilizar o recurso para oferecer ajuda humanitária, com a aquisição de cestas de alimentos e de kits de higiene pessoal, entre outros itens, e para o aluguel de embarcações para apoiar famílias ribeirinhas atingidas pela alta do rio Acre.
Desde fevereiro, incluindo o recurso para Porto Acre, já foram liberados pelo Governo Federal R$ 14,39 milhões para o Acre.
Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional