Notícias
Assistência
Brasil recebe 14 carretas para reforçar a distribuição de oxigênio
Veículos serão utilizados na distribuição de oxigênios para reforçar o sistema de saúde em estados e municípios. - Foto: Ministério da Saúde
A Casa Civil articulou reuniões com os ministérios da Saúde, Infraestrutura e Economia para tratar das questões de logística. Algumas normativas brasileiras precisaram ser flexibilizadas para permitir o processo de importação dos veículos usados. As carretas serão emplacadas e passarão por um processo de adequação para rodar nas estradas brasileiras.
Por meio do Plano Oxigênio Brasil, somente neste ano, foram distribuídos aproximadamente 500 mil metros cúbicos de oxigênio para estados e municípios. A pasta da Saúde tem coordenado ações junto com a Força Aérea Brasileira (FAB) para o transporte do insumo para regiões mais necessitadas. Já foram enviados 1 mil equipamentos para diversos estados, como Acre, Rondônia, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Paraná.
Medicamentos para intubação
Para reforçar o atendimento de pacientes com casos graves da Covid-19, serão distribuídas mais de 864 mil unidades de medicamentos para intubação orotraqueal (IOT). Os insumos foram adquiridos por pregões realizados pela pasta e também aquisições via Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
1,1 milhão de unidades de medicamentos do “kit intubação” estão previstos para serem doados pela empresa Vale. Neste mês, o Ministério da Saúde realizou a distribuição de cerca de 3,6 milhões de remédios para pacientes que estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Vacinas
Foi iniciada a distribuição de mais um lote com 5,2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. São 5,1 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e 104,8 mil doses da Coronavac, do Instituto Butantan.
Com informações do Ministério da Saúde