Notícias
atenção primária de saúde
Mais de 44 milhões de domicílios foram atendidos por Equipes da Saúde da Família
Houve um aumento de 6.7% em relação a 2013, quando eram 53,3% de domicílios cadastrados (34,6 milhões) - Foto: Freepik.
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada na última semana, apontou que 60% dos domicílios brasileiros estão cadastrados em alguma Unidade de Saúde da Família. O percentual representa 44 milhões de residências em todo o País. Dos domicílios cadastrados há um ano ou mais, 38,4% (15,4 milhões) receberam a visita mensal do Agente Comunitário de Saúde ou membro da Equipe de Saúde da Família. Realizada a cada cinco anos, a Pesquisa contou com uma amostra de 108 mil domicílios.
A Pesquisa também levantou informações sobre as visitas de agentes de saúde especificamente para combate às endemias como, por exemplo, dengue, malária e leishmaniose. Em 2019, foi estimado que 64,6% dos domicílios receberam pelo menos uma visita de algum agente de combate de endemias nos 12 meses anteriores à data da entrevista, o equivalente a 47,4 milhões de unidades domiciliares.
No entanto, a PNS destacou que houve um aumento de 2,4 milhões de domicílios que receberam ao menos uma visita no período de referência entre 2013 e 2019. As visitas não dependem de cadastro dos domicílios na USF e os percentuais se referem a todos os domicílios.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, a PNS é fundamental para o fornecimento de dados em relação ao cenário da saúde do país. “Avançamos muito em relação à computação de dados. A partir disso, conseguimos entender, avaliar e pensar políticas públicas no Brasil. E o IBGE é um importante parceiro no desenvolvimento de pesquisas. Essa parceria irá prosperar”.
A Estratégia Saúde da Família (ESF) se fortalece como a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). A proximidade da equipe de saúde com o usuário permite que se conheça a pessoa, a família e a vizinhança. Isso garante uma maior adesão do usuário aos tratamentos e intervenções propostas pela equipe de saúde. A Equipe de Saúde da Família está ligada à Unidade Básica de Saúde (UBS) local.
Com informações do Ministério da Saúde