Notícias
Limpo e seguro: Selo Turismo Responsável chega a marca de 20 mil prestadores de serviços
O Brasil chegou à marca de vinte mil prestadores de serviços turísticos com o selo “Turismo Responsável”, do Ministério do Turismo. O país é um dos primeiros países do mundo a contar com um selo de biossegurança para o turismo, para dar mais segurança ao turista e incentivar o setor a se recuperar dos impactos econômicos da pandemia de Covid-19.
Os segmentos com maior número de solicitações do selo são: agências de turismo (6.285), meios de hospedagem (4.738) e guias de turismo (2.720). Já os estados que registraram a maior adesão à iniciativa são: São Paulo (3.961), Rio de Janeiro (2.848), Minas Gerais (1.784), Bahia (1.410) e Rio Grande do Sul (1.051).
Para solicitar o selo, o prestador de serviço deve ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastur. Em caso positivo, ele adere à autodeclaração que atende aos pré-requisitos determinados e é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do selo para impressão.
O Ministério do Turismo publicou os protocolos sanitários recomendados para 15 atividades turísticas que fazem parte do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de um conjunto de orientações também para os turistas.
Estão disponíveis protocolos para: Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de veículos para turistas e Guias de Turismo, entre outros.
Para saber mais mais sobre o selo e os protocolos: clique aqui.
Com informações do Ministério do Turismo