Notícias
Covid-19
Governo Federal destina R$ 66,3 milhões para reforçar verificações de óbitos relacionados à Covid-19
Para a distribuição dos recursos, foi aplicado o critério de população da área de abrangência de cada SVO - Foto: Banco de imagens
O Ministério da Saúde liberou, nesta quarta-feira, cerca de R$ 66,3 milhões para que estados, municípios e Distrito Federal possam fortalecer os Serviços de Verificação de Óbito (SVO) durante a pandemia do novo coronavírus. O objetivo é apoiar gestores de saúde no aprimoramento do protocolo para confirmação de casos de óbitos causados ou não pela Covid-19.
Com a medida, estados e municípios poderão reforçar ações em Verificação de Óbitos para ampliar e qualificar serviços de rotina, como o monitoramento de óbitos, necropsias em corpos sem causa da morte definida ou com suspeita de Covid-19, emitir declarações de óbito dos casos suspeitos ou confirmados da doença.
Os serviços ainda poderão dar celeridade ao encaminhamento de resultados de exames complementares da causa de morte para confirmação ou descarte de casos suspeito. Os recursos poderão também ser utilizados para atividades de manutenção, garantindo a rotina de funcionamento dos serviços durante a pandemia da Covid-19.
Para a distribuição dos recursos, foi aplicado o critério de população da área de abrangência de cada SVO, definida juntamente aos estados e municípios, e conforme dados populacionais oficiais do IBGE. O incentivo financeiro será transferido em parcela única, em caráter excepcional e temporário.
Com informações do Ministério da Saúde