Notícias
Reforço
Rede pública de saúde recebeu mais de 11 mil ventiladores pulmonares
Sistema Único de Saúde conta agora com 58.324 ventiladores pulmonares para auxiliar no tratamento da Covid-19. - Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasil
O Ministério da Saúde informou nessa segunda-feira (26), que já foram adquiridos 11.661 novos ventiladores pulmonares, durante o período da pandemia da Covid-19 no Brasil. Os equipamentos atuam no tratamento de pacientes graves infectados com o novo coronavírus. Com o reforço na estrutura de assistência intensiva, o Sistema Único de Saúde (SUS) agora possui 58.324 unidades do equipamento distribuídos em todas as regiões do País.
Os ventiladores também podem ser utilizados para criar leitos de UTI para atendimentos gerais e no auxílio de procedimentos de alta complexidade, como cirurgias oncológicas, ortopédicas e cardiológicas.
Uma parceria entre os ministérios da Saúde, da Economia e da Ciência, Tecnologia e Inovações, além da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), beneficiou a indústria brasileira ao desenvolver tecnologia de ponta para a produção de ventiladores pulmonares. Foram realizados cinco contratos com empresas brasileiras para a produção de 16.252 equipamentos.
No início da pandemia, o Brasil contava com 65.411 ventiladores pulmonares, sendo que 46.663 estavam disponíveis no SUS. Além da aquisição de ventiladores pulmonares, o Ministério da Saúde já habilitou mais de 15 mil leitos de UTI em todo o Brasil para atendimento exclusivo a pacientes com Covid-19.
Com informações do Ministério da Saúde