Notícias
Assistência
Missão Roraima II prestou 2.740 atendimentos a Terras indígenas Yanomami
Integrantes levaram atendimento de diversas especialidades médicas, como ginecologia, pediatria e clínica geral para população indígena. - Foto: Ministério da Defesa
Os militares de saúde das Forças Armadas retornaram na última segunda-feira (26) das Terras indígenas Yanomami, concluído a Missão Roraima II após sete dias. Foram realizados 2.740 atendimentos nas aldeias Parima, Parafuri, Kaianaú, Alto Mucajaí e Baixo Mucajaí, além das comunidades que vivem no entorno dos Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) de Auaris e de Surucucu.
Para ajudar e promover a saúde da população indígena, as atividades foram conduzidas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e veterinários da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, oriundos de Organizações Militares de todo o Brasil. Enfermeiros e dentistas da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que já trabalham com as comunidades da região, também participaram das ações.
“Sinto um misto de alegria e de gratidão por colaborar com a população indígena e, ao mesmo tempo, aprender tanto. A missão engrandeceu mais ainda nossa vida profissional e pessoal”, afirma a Tenente Ana Paula Gomes, médica do Hospital Militar de Área de Porto Alegre.
Os indígenas da região oeste de Roraima vivem, em sua maioria, em aldeias isoladas e de difícil acesso. Graças às ações conjuntas dos Ministérios da Defesa e da Saúde de reforço à saúde desta população, comunidades indígenas de todo o País estão sendo assistidas, orientadas e ajudadas no combate à Covid-19.
Gerson da Silva Xiriam, líder da Comunidade Cicamabiú, aprovou a presença dos integrantes da missão: “Achei muito bom o apoio das Forças Armadas e gostaria que esse trabalho fosse feito mais vezes. Gostamos muito de tudo”, disse.
“Diversas especialidades médicas, como ginecologia, pediatria, clínica geral e veterinária foram deslocadas para as áreas, especialmente, para aquelas de difícil acesso, melhorando a saúde indígena e a qualidade de vida daquela população”, afirma Alexandre Lopes Nogueira, Assessor do Gabinete da Sesai.
A Missão Roraima II foi a 16ª ação interministerial das Pastas da Defesa e da Saúde, no contexto da Operação Covid, no combate ao novo coronavírus e em prol da saúde dos povos indígenas.
Com informações do Ministério da Defesa