Notícias
Protocolos
FNDE lança publicação sobre alimentação escolar no retorno presencial às aulas
Documento traz orientações para garantir mais segurança a toda a comunidade escolar - Foto: Banco de Imagens
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançou nessa quarta-feira (7), uma publicação com recomendações sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), devido o período da pandemia da Covid-19. O objetivo é garantir mais segurança a toda a comunidade escolar no retorno às aulas presenciais nas redes públicas, sobretudo na hora das refeições escolares.
Elaborado em conjunto com entidades parceiras e especialistas na área de saúde e alimentação, o documento apresenta uma série de protocolos com os cuidados necessários para minimizar o risco de transmissão do novo coronavírus, como por exemplo, orientações sobre transporte, recebimento e armazenamento dos alimentos.
Outros pontos importantes para prevenção e contenção de riscos são: flexibilizar horários de refeições, com estudantes separados por turnos; diminuir o número de alunos por mesa e separá-las adequadamente; oferecer os talheres diretamente aos estudantes, evitando deixá-los disponíveis para pegarem por conta própria; e aumentar a ventilação natural dos ambientes.
“Acima de tudo, é preciso conscientizar toda a comunidade escolar – estudantes, professores, merendeiras, pessoal da limpeza – sobre a importância de atitudes básicas de prevenção, como o uso correto das máscaras, a higienização frequente das mãos e a necessidade de se manter um distanciamento seguro entre as pessoas”, afirma o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Garigham Amarante.