Notícias
Covid-19
Três mil indígenas no Acre recebem atendimento de saúde
Durante dez dias, a missão interministerial mobilizou uma equipe de 30 profissionais de saúde das Forças Armadas - Foto: Ministério da Defesa
O Governo Federal realizou, ente os dias 2 e 11 de novembro, cerca de 3,1 mil atendimentos de saúde nas terras indígenas do Alto Juruá, no Estado do Acre. A operação dos Ministérios da Saúde e da Defesa, teve a finalidade de reforçar a prevenção da Covid-19 , principalmente em locais de difícil acesso.
Durante dez dias, a missão interministerial mobilizou uma equipe de 30 profissionais de saúde das Forças Armadas que atuaram nas aldeias de Morada Nova, Formoso, Nova Floresta, São Vicente, Sete Estrelas, Boa Vista e Barão. Foram enviadas mais de duas toneladas de insumos, entre medicamentos, testes rápidos e equipamentos de proteção individual.
Ao longo da missão, os indígenas que apresentavam dificuldade respiratória e os que apresentavam quadros suspeitos do novo coronavírus eram encaminhados para avaliação médica e testagem. De acordo com o bioquímico do Ministério da Defesa, Major William Lyra Rocha, a ação serviu para comprovar a queda na taxa transmissão da Covid-19.
“Diante da ausência de quadros clínicos da doença, apenas trinta pacientes foram testados ao longo de toda a missão. Nesses casos, a maioria dos resultados detectou IgG positivo. Isso significa que o paciente teve infecção há pelo menos três semanas e, muito provavelmente, pode estar imunizado”, disse.
A Coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Juruá, Iglê Monte da Silva, destacou que foi analisado cenário de imunização. Supervisionando a atenção à saúde em 162 aldeias e priorizando atendimento humanitário que acolhe os indígenas em seu próprio ambiente, para a assistente social o pico da Covid-19 já passou.
“A contaminação pelo novo coronavírus caiu de maneira expressiva na região do Alto Juruá. Nossa preocupação agora é lidar com as sequelas que a doença deixou. É por isso que a ação interministerial foi de fundamental importância, uma vez que acolhe os indígenas dentro de suas tribos, ao lado de seus familiares”, disse.
Com informações do Ministério da Defesa