Notícias
GOVERNO DIGITAL
Serviços digitais do Gov.br são acessados por 60% da população conectada do Brasil
Há dois anos, contabilizava menos de 2 milhões de usuários. Hoje reúne todos os serviços e 81 portais de governo em um único endereço - Foto: banco de imagens
A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia estima que 62% das 134 milhões de pessoas que usam internet no País (pesquisa TIC Domicílios 2020, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) já fizeram cadastro na plataforma digital do Governo Federal, o Gov.br.
O Gov.br permite o acesso a mais de 3,9 mil serviços públicos. Reúne todos os serviços e 81 portais de governo em um único endereço. Neste momento, 63% dos serviços do Governo Federal já são digitais. Conforme a Estratégia de Governo Digital, a meta é chegar aos 100% ao final de 2022.
“No mês de outubro comemoramos a marca histórica de mil serviços transformados para o meio digital desde janeiro de 2019”, ressalta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.
Um dos segredos da ferramenta está em possibilitar ao cidadão o uso de apenas um login e uma senha para acessar quaisquer serviços digitais do governo federal ou de governos estaduais e municipais já integrados à solução. Ou seja, as pessoas usam uma única credencial para entrar em qualquer serviço oferecido como o Meu INSS, na Carteira de Trabalho Digital, na Carteira Digital de Trânsito, entre tantos outros serviços digitalizados.
Treze estados e 74 municípios que já se integraram ao Gov.br também oferecem ali a resolução de seus serviços, como, por exemplo, solicitações de limpeza urbana e pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Com informações do Ministério da Economia