Notícias
Pix
Pix entra em operação em 734 instituições financeiras
Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Nesta segunda-feira (16), entrou em operação o Pix, novo meio de pagamento eletrônico criado pelo Banco Central. No período de 3 a 15 de novembro, aconteceu a operação restrita em que alguns clientes selecionados pelas instituições puderam experimentar a novidade e realizar pagamentos e transferências.
Todas as pessoas e empresas com conta corrente, poupança ou conta de pagamento pré-paga em uma das instituições aprovadas pelo Banco Central já podem fazer transferências pelo novo sistema que vai funcionar por 24h todos os dias. Para fazer transferência ou pagamento, bastar ter a chave de quem vai receber o dinheiro, em vez de informações sobre agência, conta e dados pessoais do recebedor.
Segundo o Banco Central, não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix. As instituições que ofertam o serviço podem estabelecer limites máximos de valor para reduzir de riscos de fraude, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.
Até domingo (15) já haviam sido cadastradas mais de 71 milhões de chaves Pix e realizadas mais de 1.9 milhão de transações entre instituições diferentes, com um montante financeiro que passou de 780 milhões de reais.
Confira aqui a lista final das instituições que ofertarão o Pix desde o seu lançamento.
Com informações do Banco Central