Notícias
OCDE
Evento virtual analisa coordenação de políticas públicas com atores internacionais
A abertura do evento foi feita pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que destacou a trajetória do Brasil rumo à OCDE
A retomada do Ciclo de Webinários sobre Centro de Governo e Revisão por Pares da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi marcada pelo 13º evento, nessa segunda-feira (23), com o tema “Coordenação de políticas públicas com atores internacionais”.
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, abriu o evento e destacou a trajetória do Brasil rumo à OCDE, enfatizando os avanços do país e avaliando que o ingresso na entidade econômica colocará o Brasil em um patamar de maior eficiência, com ações sinérgicas de combate à corrupção e muito mais próximo do cidadão.
O primeiro painelista foi o Diretor de Estudos Internacionais do Ipea, Ivan Oliveira, que destacou a transparência e a produtividade como conceitos benéficos para o processo de acessão do Brasil à OCDE. “Esse processo deve efetivamente abranger o setor privado, a sociedade e a academia, como a Casa Civil tem feito”, destacou. Oliveira pontuou a necessidade de o Centro de Governo brasileiro implementar uma visão de longo prazo, ao passo em que monitora e avalia as políticas públicas.
O Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Roberto Fendt, segundo debatedor, assinalou a importância de maior participação brasileira nas cadeias globais de valor, inclusive para as pequenas e médias empresas do país. Explicou que a adesão aos códigos de Liberalização do movimento de capitais e de operações intangíveis pode melhorar o ambiente de negócios e defendeu a participação brasileira em comitês da OCDE.
O Secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores, Sarquis J. B. Sarquis, frisou a responsabilidade pública do Estado e a importância de o Brasil possuir uma agenda de modernização das políticas públicas. Para o secretário, o Centro de Governo forte permite que a política externa seja mais eficaz.
Webinários
O ciclo de webinários prossegue na próxima sexta-feira, 27/11, com a 14ª rodada, que tratará do tema: “Instrumentos e práticas de monitoramento e avaliação".