Notícias
Série Agenda + Brasil: projetos de Cidadania
Lançada na última semana, a Agenda + Brasil , plataforma digital para acompanhamento em detalhes da evolução de projetos do Governo Federal coordenada pela Casa Civil, é um canal direto com o cidadão e presta transparência ativa dos projetos, programas e políticas públicas.
A dinâmica carteira da Agenda + Brasil reforça o compromisso de esclarecer à sociedade com as informações necessárias para o acompanhamento do trabalho realizado pelos agentes governamentais e assim, acelerar as mudanças que a população deseja Dos diversos temas orientadores, que apresentaremos em série no site da Casa Civil da Presidência da República, sendo este o primeiro conheça abaixo, os projetos que contemplam a temática Cidadania.
Cidadania: Operação Acolhida
Órgão responsável: Casa Civil e Ministério da Cidadania
Abrangência: Nacional
Uma grande força tarefa humanitária, coordenada pelo Governo Federal com apoio de agências da ONU e mais de 100 entidades da sociedade civil para oferecer assistência emergencial aos imigrantes e refugiados que entram pela fronteira com Roraima. Contribui para a redução dos efeitos do alto fluxo migratório no Estado de Roraima como a sobrecarga por saúde, educação e segurança naquele estado. Além disso, leva às diferentes localidades do país a mão de obra qualificada, a experiências de vida e a pluralidade de cultura e idioma dos venezuelanos.
Está organizada em três eixos:
1. ordenamento da fronteira (documentação, vacinação, proteção social, entre outros);
2. acolhimento (oferta de abrigo, alimentação e atenção à saúde);
3. interiorização (deslocamento voluntário de venezuelanos de RR para outras Unidades da Federação).
Cidadania: Criança Feliz
Órgão responsável: Ministério da Cidadania
Abrangência: Nacional
Promove o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. É uma estratégia alinhada ao Marco Legal da Primeira Infância. Tem como principal ação a realização de visitas domiciliares periódicas, por meio das quais os visitadores prestam apoio e realizam o acompanhamento ao desenvolvimento na primeira infância. Essa visitas representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida e, por isso, favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto.
Acesse os demais projetos de cada tema orientador: