Notícias
Ninguém fica pra trás: Forças Armadas arrecadam e distribuem alimentos para a população durante a pandemia
Foto: Divulgação/Forças Armadas
As Forças Armadas têm como uma das principais atividades durante a pandemia de coronavírus prevenir o desabastecimento de famílias em situação de vulnerabilidade. Em dois meses de operação, Marinha, Exército e Aeronáutica já arrecadaram e distribuíram cerca de 1,5 mil toneladas de alimentos.
Outras ações estão sendo realizadas como a entrega de 19.640 kits de alimentos para as famílias dos alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e a distribuição de mais de 3 mil cestas básicas em aldeias indígenas de várias etnias nos estados do Pará e do Amazonas, além de recursos alimentícios, algumas comunidades receberam materiais de higiene.
Os militares também estão utilizando sua logística para prover a alimentação de forma mais urgente. As cozinhas operacionais das Forças também produzem e distribuem refeições a pessoas com maiores dificuldades para obter alimentos. A Força Aérea Brasileira está produzindo e distribuindo refeições desde 4 de maio para caminhoneiros que trafegam pela SP-055. A estimativa é de 800 unidades distribuídas diariamente no almoço e no jantar.
Já o Exército, por meio do 6º Grupo de Artilharia de Campanha, está distribuindo refeições a caminhoneiros que trafegavam pelo município gaúcho de Chuí, na fronteira brasileira com o Uruguai. No norte do País, o 8º Batalhão de Engenharia de Construção, em Santarém (PA), distribuiu marmitas para caminhoneiros nas proximidades do distrito de Moraes Almeida. Eles contaram com o apoio do 53º Batalhão de Infantaria de Selva.
Em relação às ações realizadas pela Marinha, o Comando do 5º Distrito Naval, fornece refeições para famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pelo Projeto Acolher, da Prefeitura da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Diariamente, são produzidas 120 refeições que são distribuídas no Centro de Eventos da cidade.
Com informações do Ministério da Defesa