Notícias
Medidas adotadas pelo Governo Federal no combate ao coronavírus - 17 de maio
Diariamente, o Governo Federal lança medidas para diminuir os efeitos do novo coronavírus na vida dos brasileiros.
Confira abaixo o balanço das ações articuladas pelo Centro de Coordenação de Operações (CCOP/Casa Civil) de 17 de maio:
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Unidos para o Brasil respirar
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, esteve na fábrica Flex, que, através da Lei das TICs, proporciona a escala da produção nacional de ventiladores pulmonares Magnamed. Pontes agradeceu à Flex, Klabin, White Martins, Positivo Tecnologia, Suzano e Magnamed pelo trabalho em equipe em prol dos brasileiros.
Ministério da Defesa
Bancos de sangue de todo o Brasil contam com doações de militares
Doar sangue é um gesto de solidariedade que salva vidas. E as doações não podem parar mesmo com a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Sangue é imprescindível para pessoas em tratamento por diversas doenças, como anemias crônicas, câncer, febre amarela, entre outras necessidades. A doação de sangue é uma prática comum entre os militares das Forças Armadas e incentivada nas organizações militares. No atual cenário, a iniciativa ganhou ainda mais relevância. Na Região Sul, foram realizadas mais de 3 mil doações de sangue desde o começo da Operação Covid-19, em 20 de março, por militares das três Forças de Defesa.
Ministério da Defesa cadastra fornecedores para Operação COVID-19
Com o objetivo de fortalecer as ações do governo federal na Operação COVID-19, o Ministério da Defesa (MD) está cadastrando as empresas que atuam no setor de Defesa. A meta na ação denominada “COVID-19, Produtos ao Alcance de Todos” é identificar as empresas que podem fornecer equipamentos para auxiliar no combate ao vírus. Em paralelo, o Ministério está disponibilizando as informações sobre as empresas para órgãos públicos. A lista, com os nomes das empresas, locais onde atuam e os equipamentos que podem fornecer, será enviada ao Ministério da Saúde, às Forças Armadas, ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).
Atividades das Forças Armadas refletem proteção e apoio à população
A Operação Covid-19, deflagrada pelo Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, caminha para o segundo mês de atividades empenhada em manter locais públicos desinfectados e prestar apoio à população mais vulnerável. Neste sentido, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o Centro de Adestramento-Sul higienizou ambientes e materiais do posto de vacinação da Associação Comunitária do Núcleo Habitacional Tancredo Neves. Em Rondônia, no município de Guajará-Mirim, 6° Batalhão de Infantaria de Selva capacitou moradores locais para atuarem nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus.
No sábado (16), militares do Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba descontaminaram ambientes e material no Porto de Cabedelo. Neste domingo, o trabalho de higienização ocorreu na Escola do Governo e do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), na capital potiguar. Para evitar garantir a segurança da população, a desinfecção foi realizada em horário reservado, sem a concentração de pessoas no local, facilitando a condução da ação e a aplicação dos produtos químicos de forma segura.
A atividade contou com militares das Forças Armadas, habilitados para a descontaminação de ambientes, material e pessoal, em Estágios de Capacitação ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) do Comando do 3º Distrito Naval.
Em outra região, o Porto de Vila do Conde, o maior do Estado do Pará, localizado em Barcarena, também foi descontaminado. A atividades contou com apoio da Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 4º Distrito Naval.
Para atender famílias ribeirinhas na Região do Alto Pantanal, o Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger” suspendeu com 220 cestas básicas e profissionais de saúde. O navio permanecerá na região até 23 de maio. Já no Sudeste, o apoio dos militares aos mais vulneráveis foi reforçado com arrecadação de aproximadamente 3 toneladas de alimentos, a serem distribuídos para famílias necessitadas.
Ministério da Infraestrutura
Ministério da Infraestrutura traz ao Brasil quinto voo com carga de máscaras
Chegou ao Brasil, na madrugada deste domingo (17), o quinto voo da Latam, fretado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra), com carga de máscaras compradas pelo Governo Federal e destinadas aos estados para enfrentamento à Covid-19. Desde o dia 6, o país já recebeu mais de 25 milhões de máscaras cirúrgicas – equivalente a 120 toneladas de equipamentos – de um total de 240 milhões adquiridas pelo Ministério da Saúde.
O voo JJ9519 partiu de Xiamém (China), fez escala em Amsterdã (Holanda), e aterrissou no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP às 4h35 deste domingo (17). A carga de 6,5 milhões de máscaras cirúrgicas de três camadas, somando cerca de 30 toneladas, foi transportada em aeronave de passageiros modelo Boeing 777. Além do porão da aeronave, a cabine foi adaptada para receber as caixas com o produto, que será destinado às 27 unidades da federação.
Ministério da Justiça e Segurança Pública
Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária se reúne
O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) se reuniu-se, nesta sexta-feira (15), para debater as instalações provisórias no âmbito do sistema prisional, tema trazido para discussão ao CNPCP após preocupação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) com a disseminação do COVID-19 no interior das unidades prisionais do País. Com transmissão online, o encontro foi exibido no Canal do youtube, Oficial do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Ministério de Relações Exteriores
Atividades de assistência a brasileiros no exterior afetados pela crise do Coronavírus em 17/05/2020
Principais ações das Embaixadas e Consulados - Partiu hoje, às 9:54 (horário local) do aeroporto internacional da Cidade do México, com destino a São Paulo, voo de repatriação fretado pelo Itamaraty. Embarcaram 157 brasileiros, dos quais 82 estudantes intercambistas. Este foi o segundo voo de repatriação organizado pela embaixada e pelo consulado-geral no México.
Próximos voos de repatriação: Portugal – 22 de maio
Ministério da Saúde
- FIOCRUZ
O monitoramento do esgoto sanitário no combate à COVID-19
O monitoramento da presença do novo coronavírus em amostras de esgoto pode ajudar a acompanhar a evolução do número de casos positivos para COVID-19, incluindo assintomáticos e subnotificados no sistema de saúde. Neste vídeo , a equipe de COVID-19 DivulgAÇÃO Científica conversou com Ricardo Franci Gonçalves, engenheiro e professor da Universidade Federal do Espírito Santo sobre o assunto.
Ministério do Turismo
Turismo ganha prioridade em programa de investimentos do governo federal
Decreto publicado na última quinta-feira (14) qualifica a política de atração de investimentos privados ao setor de turismo no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI). O texto prevê a elaboração de estudos destinados à implementação de novos empreendimentos privados e ao aproveitamento turístico de ativos culturais e naturais do país. O objetivo é definir alternativas regulatórias que garantam segurança jurídica e fomentem negócios no setor. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, comemorou a decisão e ressaltou que a medida vai contribuir para a retomada do setor após a pandemia do novo coronavírus.