Notícias
Autoavaliação trabalhista: Governo Federal cria ferramenta digital que permite o autodiagnóstico pela internet
Foto: Freepik
Como medida de evitar a transmissão do coronavírus e prevenir a Covid-19 em ambientes de trabalho, o Governo Federal, por meio do Ministério da Economia, criou uma ferramenta digital gratuita que permite o acesso a um relatório de autoavaliação trabalhista. No momento, a plataforma está disponível para empresas de telesserviços, construção civil, frigoríficos, serviços de saúde e supermercados.
Por meio do serviço, o usuário terá acesso a uma série de perguntas, permitindo avaliar a conformidade da empresa com a legislação trabalhista e com leis publicadas durante o estado de calamidade pública. O questionário, com tempo de preenchimento de aproximadamente 30 minutos, traz perguntas sobre protocolos de identificação da Covid-19 entre os trabalhadores, ações para evitar o contágio, procedimentos de higienização e uso de equipamentos de proteção individual, entre outras.
Ainda em maio, a ferramenta terá novos autodiagnósticos para os setores rural, de revendedores de combustíveis e de farmácias e drogarias. A ferramenta foi desenvolvida para os empregadores, especialmente pequenos empresários. Entretanto, médias e grandes empresas, além de trabalhadores e profissionais autônomos, também podem usar a ferramenta.
O serviço é gratuito e opcional. Para fazer o autodiagnostico, basta acessar o Portal de Serviços do Governo Federal ( gov.br ).
Com informações do Ministério da Economia