Notícias
Reforço contra o coronavírus: Enap oferece 10 bolsas de pesquisa de respostas rápidas para a pandemia de Covid-19
Foto: Freepik
Foi lançado nesta quarta-feira (1º), pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), um edital para selecionar pesquisas que gerem subsídios para o entendimento e/ou enfrentamento à pandemia de Covid-19 pela administração pública. Serão oferecidas 10 bolsas de pesquisa, no valor de R$ 5 mil por mês cada, com início em 20 de julho de 2020 e duração máxima de três meses.
Os candidatos devem possuir, no mínimo, graduação em curso superior reconhecido pelo MEC, e comprovar experiência profissional mínima e/ou produção acadêmica. Caso possua vínculo com instituições públicas, é permitida a participação apenas se exercer cargo de pesquisador ou professor universitário (é necessário informar a autorização da instituição de origem).
As pesquisas deverão ter como área temática “Políticas públicas de enfrentamento à pandemia de Covid-19” e devem ser capazes de gerar subsídios para auxiliar o setor público a aperfeiçoar sua atuação em situações de crise. Podem explorar aspectos interdisciplinares das políticas públicas em casos como o da pandemia, estudos de casos (históricos ou atuais), modelagem de aspectos econômicos, entre outros.
O escopo deve ainda incluir um ou mais itens, como: enfrentamento direto da pandemia e seus efeitos adversos; aumento da capacidade de tomada de decisão e execução dos agentes públicos; manutenção da provisão de bens e serviços públicos; redução das restrições normativas para que a sociedade e mercado possam se ajustar de forma mais ágil; e desafios de coordenação entre os diferentes níveis de governo e com a sociedade.
Os projetos devem ser inéditos e apresentados em português, conforme modelo no edital. As propostas devem ser submetidas até 12 de julho pelo link http://bit.ly/catedras-inscricoes e serão analisadas por uma comissão julgadora.
Com informações da ENAP