Notícias
Cuidado na pandemia: Hospital da Rede Ebserh em Belo Horizonte participa de programa de assistência para idosos institucionalizados
Foto: Freepik
Para o enfrentamento da Covid-19 em idosos institucionalizados, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, vinculado à Rede Ebserh (HC-UFMG/Ebserh), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, criou um programa de atendimento e monitoramento da condição de saúde desse público: o Projeto ILPI BH.
O projeto faz o acompanhamento da saúde de cerca de 1.600 idosos que moram nas mais de 90 ILPIs cadastradas, por meio de ações de proteção à Covid-19 e assistência geriátrico-gerontológica, em parceria com a Atenção Primária, além da capacitação dos profissionais de saúde.
Foram divididas cinco equipes, formadas por dois geriatras, um enfermeiro gerontólogo, um médico residente de geriatria e outros médicos que estão em contato próximo com as instituições e com as equipes dos postos de saúde, da Vigilância Sanitária, Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social e diversos outros órgãos.
Sem o isolamento adequado, o vírus se espalha rapidamente para os demais, então idosos com suspeita de Covid-19 são encaminhados para a Unidade de Acolhimento Provisório do Idoso (UAPI), inaugurada pela Prefeitura para promover o isolamento adequado – que não poderia ser feito na ILPI – e garantir a testagem RT-PCR. Os casos confirmados são isolados na UAPI por, no mínimo, 14 dias.
Com informações da Ebserh