Notícias
Atendimento médico: comunidades indígenas recebem apoio no combate à Covid-19
Foto: Divulgação/Ministério da Defesa
Foram realizados mais de 700 atendimentos médicos em indígenas por militares da área de saúde das Forças Armadas que integraram missão conjunta dos Ministérios da Defesa e da Saúde. Além de assistência médica, a Missão Tiriós levou ainda 2,5 toneladas de materiais para ajudar no enfrentamento ao coronavírus, insumos de saúde e seis toneladas de cestas básicas, para comunidades indígenas do Complexo Tumucumaque.
Conduzida pelo Comando Militar do Norte (CMN), a ação ocorreu entre 18 e 20 de julho e beneficiou indígenas de etnias como Tiriyó e Kaxuyana, no estado do Pará, e em uma pequena faixa no estado do Amapá. Integrantes da Ala 9 e do Hospital Naval de Belém também participaram das ações. Houve ainda avaliações de pré-natal, testes para Covid-19, ações de odontologia preventiva.
Outra atividade desenvolvida pelos militares foi a manutenção de 11 equipamentos, entre motores de popa e geradores, para as comunidades. A equipe de saúde que atendeu os indígenas foi composta por 21 militares das Forças Armadas oriundos de Hospitais e Organizações Militares de Belém e de Macapá.
Com informações do Ministério da Defesa