Notícias
Atenção Primária à Saúde
Governo Federal libera mais de R$ 39 milhões para atendimento de saúde de povos e comunidades tradicionais
Ao todo, 28 povos e comunidades tradicionais serão beneficiados - Foto: Divulgação/Agência Brasil
O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, está liberando mais de R$ 39,7 milhões para incentivar o cuidado à saúde de povos e comunidades tradicionais que buscam atendimento nos postos de saúde em todo o País. O recurso será destinado para 3.408 municípios e Distrito Federal que possuem o cadastro individual dessa população no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).
Ao todo, 28 povos e comunidades tradicionais serão beneficiados: andirobeiras, agroextrativistas, catingueiros, caiçaras, castanheiras, catadores de mangaba, cerrado, ciganos, comunidades de fundo e fecho de pasto, extrativistas, faxinalenses, geraizeiros, jangadeiros, isqueiros, morroquianos, marisqueiros, pantaneiros, pescadores artesanais, pomeranos, povos indígenas, povos quilombolas, povos de terreiro/matriz africana, quebradeiras de coco babaçu, retireiros, ribeirinhos, seringueiros, vazanteiros e varjeiros.
O incentivo financeiro pretende ampliar e qualificar o acesso desses povos aos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), promovendo a equidade nos atendimentos realizados no Sistema Único de Saúde (SUS).
Previne Brasil
O recurso faz parte Previne Brasil – modelo de financiamento em vigor desde novembro de 2019 que implantou novas formas de repasse aos municípios.
O objetivo do programa é aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e ampliar o vínculo com as equipes de saúde, incentivando gestores a realizar o cadastramento dos pacientes, além da adesão a programas específicos, como o Programa Saúde na Hora, que amplia o horário de atendimento nos postos de saúde, e o Informatiza APS, que digitaliza os dados dos pacientes através do Prontuário Eletrônico.
Com informações do Ministério da Saúde