Notícias
Benefício
Bolsa Família passa a ser creditado na conta Poupança Social Digital
A ação leva segurança e autonomia ao cidadão, que passa a ter a possibilidade de sacar integral ou parcialmente as parcelas do benefício - Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
O pagamento aos beneficiários do Programa Bolsa Família passa, a partir desta terça-feira (1º), a ser creditado na Poupança Social Digital. Mais de nove milhões de pessoas que ainda não têm conta bancária serão beneficiadas. Os primeiros a receber os recursos com os serviços da Conta Poupança Social Digital serão os beneficiários de NIS com final 9 e 0, seguindo a data de crédito regular do Programa.
A ação leva segurança e autonomia ao cidadão, que passa a ter a possibilidade de sacar integral ou parcialmente as parcelas do benefício. A abertura das contas será feita de forma automática e escalonada pela Caixa sem a necessidade de apresentação de documentos ou comparecimento às agências. Além de movimentar o benefício pelo aplicativo, os beneficiários poderão continuar sacando os recursos por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.
"Além de ampliar as opções de pagamentos e oferecer aos beneficiários mais uma modalidade para sacar os benefícios do programa Bolsa Família, a Poupança Social Digital promoverá a maior inclusão bancária da história do Programa”, afirma a secretária nacional de Renda e Cidadania do Ministério da Cidadania, Fabiana Rodopoulos.
Neste primeiro momento, que ocorrerá em dezembro, cerca de 1,5 milhão de famílias (16,55% do total de cidadãos com direito ao benefício neste período) receberão os valores pelo Caixa Tem. Mês a mês, de acordo com o último digito no NIS, os beneficiários passarão a receber o benefício do Bolsa Família com os serviços da Conta Poupança Social Digital.
No site da Caixa, é possível encontrar alguns tutoriais de como receber e movimentar o Auxílio Emergencial no aplicativo Caixa Tem: clique aqui.
Com informações do Ministério da Cidadania