Notícias
Selo turismo responsável: ação lançada há dois meses já conta com mais de 12 mil adesões
Foto: Ministério do Turismo
Lançado em junho deste ano, o selo “Turismo Responsável - Limpo e Seguro” já foi solicitado por 12.450 prestadores de serviços turísticos no Brasil. A ideia da ação, que faz parte de um conjunto de medidas do Ministério do Turismo para incentivar a retomada da atividade, é que os turistas possam se sentir mais seguros para viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19.
As atividades com maior número de solicitações do selo são: agências de turismo (4.486), meios de hospedagem (3.700) e transportadoras turísticas (1.495). Já os estados que registraram a maior adesão à iniciativa são: São Paulo (2.875), Rio de Janeiro (1.860), Minas Gerais (1.069), Bahia (895) e Rio Grande do Sul (657).
Para solicitar o selo, o interessado deve acessar o site da iniciativa, ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastur. Em caso positivo, ele adere à autodeclaração que atende aos pré-requisitos determinados e é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do selo para impressão.
O selo, que é totalmente gratuito, deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional.
Com informações do Ministério do Turismo