Notícias
Exigência Expressa: novo método de entrega de documentos já é ofertado em 831 agências do INSS
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, nesta segunda-feira (10), as orientações para entrega de documentos, junto ao órgão, por meio da Exigência Expressa, determinada pela Portaria nº 205/DIRAT/INSS. O novo método será implantado em todo o país para que os segurados entreguem a documentação que falta para concluir a análise de seu requerimento.
A entrega de documentos por esse meio alternativo consiste na disponibilização de urnas na entrada das agências para que o interessado deposite cópia simples dos documentos solicitados pelo INSS, na unidade mais próxima de sua residência. Os documentos pendentes também podem ser anexados pelo Meu INSS.
Iniciada como uma experiência-piloto em São Paulo no começo de julho, a medida foi adotada porque, com a suspensão do atendimento presencial, devido à situação de emergência em saúde provocada pela pandemia, o INSS percebeu que era preciso oferecer mais uma opção às pessoas cujos processos não avançam porque elas precisam cumprir a exigência para que a análise seja concluída.
Para assegurar a entrega dos documentos é preciso realizar agendamento pelo telefone 135 ou Meu INSS, tendo em mãos o número do protocolo do benefício em análise e nome e CPF da pessoa que efetivamente depositará o envelope na urna. Ao agendar o serviço de Exigência Expressa, o usuário será orientado como proceder.
Atualmente, é possível encontrar o novo sistema em 831 agências de atendimento, sendo 239 em São Paulo, 160 no Sul e 432 no Nordeste. Nestas duas regiões, o serviço se encontra à disposição em todas as capitais: Aracajú (SE), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI).
Não importa a localidade, a urna fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Sua utilização não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS.
Com informações do INSS