Notícias
Onyx garante que a Amazônia continuará sendo a floresta nativa mais bem preservada do mundo
- Foto: Rafael Carvalho/ Casa Civil
Teve sequência nesta terça-feira (3), em Manaus (AM), a viagem da comitiva de ministros com secretários e técnicos do governo federal à região Norte. Nesta manhã, a reunião foi com governadores da Amazônia Ocidental, que apresentaram as principais demandas dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.
Segundo Onyx Lorenzoni, ministro-chefe das Casa Civil, as ações conjuntas resultantes dessas reuniões de ministros e lideranças da Amazônia Legal se tornarão um legado permanente para o enfrentamento de incêndios e queimadas no Brasil. E esse esforço de todo o governo brasileiro evidencia que "o presidente Bolsonaro tem respeito e sensibilidade e quer que o Brasil cada vez mais seja visto internacionalmente como um país que, com equilíbrio, ciência e diligência, protege esta área brasileira que é o maior patrimônio da humanidade".
Onyx defendeu que a produção agrícola e a proteção ambiental caminhem em harmonia e reforçou que “o Brasil pode continuar reafirmando interna e externamente ser o país que mais protege suas florestas. Quando o Brasil se une, não há nenhum obstáculo que não possamos vencer, seja climático, seja de enfrentamento internacional, seja de combater interesses de fora que têm olho grande na nossa Amazônia. Dentro das nossas fronteiras, a Amazônia é brasileira e vai continuar sendo brasileira. E vai continuar sendo a floresta nativa mais preservada do planeta”. Segundo o ministro, “ao olharmos dados do Censipam já vemos amplas áreas com o fogo completamente controlado. Se olharmos para outras latitudes, vamos encontrar na África, no Alasca, em solo americano e até na Sibéria áreas com incêndios florestais muito superiores aos que ocorrem no Brasil”.
Para o ministro, a grande arma comercial de hoje em dia é o meio ambiente. “Se andarmos pela Europa, veremos que nenhum país europeu preservou florestas nativas como preserva o Brasil”, disse. Onyx garantiu ainda aos governadores da região que o Fundo Amazônia será preservado. “Está sendo dialogado. Mas será administrado brasileiros, e não para atender interesses de europeus”, concluiu.
Além do ministro da Casa Civil, que chefiou a missão, estavam na comitiva os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Defesa, Fernando Azevedo, juntamente com os secretários-executivos do Ministério da Justiça, do Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério da Família e dos Direitos Humanos, Secretaria de Governo, Ministério das Minas e Energia, Secretaria de Governo, além dos presidente do IBAMA, ICMBio, Funai e do Incra. A viagem da comitiva de ministros coincidiu com a semana em que se comemora o dia internacional da amazonia (dia 5 de setembro). Onyx defendeu que levará ao presidente pedido para que a GLOA - Garantia da Lei e da Ordem Ambiental seja prorrogada por pelo menos mais 30 dias.
Saiba mais: Ministros e governadores da Amazônia Oriental discutem soluções para demandas da região
Fonte: Ascom/Casa Civil