Notícias
Em entrevista à Rádio Gaúcha, Padilha fala sobre auxílio aos estados em crise
- Foto: Romério Cunha/ Casa Civil
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, concedeu entrevista nesta sexta-feira, 18, à Rádio Gaúcha, na qual falou sobre o esforço do Governo Federal em ajudar unidades da Federação a recompor suas finanças.
Padilha afirmou que “nos últimos 15 dias o Presidente Michel Temer tem se debruçado na questão para encontrar maneiras dentro da lei para auxiliar os estados em crise. Este é o tema número um para ele”. Segundo o ministro, “o Presidente encomendou à equipe econômica que encontre uma fórmula de equacionar as dívidas juntamente com os estados. Eles têm que adaptar o seu gasto à sua receita, mas não se consegue fazer isso de uma hora para a outra”.
Ainda de acordo com Padilha, na semana que vem estão previstas conversas do Presidente da República com governadores. “Os estados têm que demonstrar claramente que vão ajustar suas contas, pois corre-se o risco de resolvermos o problema hoje e daqui a um ano os estados voltarem com o mesmo problema”, disse ele.
Repatriação
Questionado sobre o dinheiro de impostos e multas da repatriação, Eliseu Padilha ressalvou que trata-se de pouco recurso. “No caso do Rio Grande do Sul, por exemplo, os recursos da repatriação resolvem apenas 10% da folha salarial. Claro que esses recursos ajudam alguma coisa, mas ainda não dá uma relativa tranquilidade”, completou. “A área econômica colocou à mesa os recursos da repatriação e os R$ 100 bilhões recém-devolvidos pelo BNDES ao Governo Federal. No momento, está em análise a legalidade dessa disponibilização de recursos”.
Segundo o ministro, a fórmula para o ajuste de contas depende do comprometimento de cada unidade da Federação. “A ideia do Presidente Michel Temer é pactuar com os estados um ajuste em suas contas, de forma que o Governo Federal consiga liberar recursos progressivamente conforme as unidades da Federação cumpram metas”, concluiu.
Encontro
No início da tarde o porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, anunciou que o Presidente da República realizará na próxima terça-feira, 22, um encontro presencial com os governadores dos estados para, com base nas discussões desse encontro, construir uma solução conjunta que respeite e garanta o equilíbrio fiscal buscado pela União.
Clique aqui para ouvir o áudio da entrevista