Notícias
Governo prepara novas ações de combate ao Aedes aegypti
A ministra-chefe da Casa Civil substituta, Eva Chiavon, coordenou nesta quinta-feira (7), no Palácio do Planalto, reunião de alinhamento do Plano Zika Zero, em que foram delineados os próximos passos para o combate ao mosquito Aedes aegypti. “A melhor estratégia de combate é a prevenção. Por isso, estamos dando prosseguimento à estratégia permanente de mobilização já em curso, pois temos que manter os entes federados e a sociedade engajados”, afirmou.
O governo prepara a realização, nas próximas semanas, da ação “Zika Zero Assistência Social”, a ser coordenada pelo ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O foco é na mobilização da rede de assistência social e seus usuários, em ações que levarão informações e atividades lúdicas à população dos 223 municípios prioritários – onde há grande incidência do mosquito Aedes aegypti.
A Sala de Situação Nacional, que coordena as ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, tem tido papel relevante no desenvolvimento de instrumentos para ampliar o monitoramento de casos. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Agenor Silva, informou que as ações do governo brasileiro tem sido tomadas como exemplos positivos junto à Comunidade Internacional. “Nossos cientistas estão sendo convidados a escrever nas principais revistas especializados do mundo, pois estamos produzindo conhecimento inédito a respeito desse vírus”, disse.
Participaram da reunião, também, o chefe de Operações Conjuntas do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, General Menandro; o secretário-executivo da Secretaria de Governo, Luis Azevedo; o secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Francisco Gaetani; a assessora especial da Secretaria de Comunicação Social, Joyce Del Frari; o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcelo Cardona; a secretária-adjunta da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Rita Nascimento; e o subchefe de Avaliação e Monitoramento da Casa Civil, Luis Padilha.
Fonte: Casa Civil PR