Notícias
Relatório detalha ações de combate ao Aedes aegypti e ao vírus Zika
O governo federal divulgou nesta terça-feira (10) relatório com o conjunto de ações empreendidas para combater o mosquito Aedes Aegypti. Intitulado “Estratégia de Resposta ao vírus Zika e o combate ao mosquito transmissor”, o documento contém 103 páginas que detalham as ações realizadas entre o final de 2015 e o primeiro quadrimestre de 2016.
De acordo com o relatório, o objetivo principal da estratégia é “controlar o crescimento da epidemia de Zika e responder ao surto de microcefalia e outras complicações neurológicas associadas à infecção pelo vírus”.
O plano de combate ao mosquito foi norteado pelos princípios do Sistema Único de Saúde, a fim de garantir sua institucionalização e a sustentabilidade das iniciativas.
Sob coordenação da Casa Civil, a estratégia contou com a participação de diversos setores do governo federal, sendo o Ministério da Saúde seu maior protagonista. Este órgão tem a incumbência de realizar as ações de prevenção e atenção à saúde individual e coletiva, além de coordenar os fóruns mais relevantes do ponto de vista operacional da resposta ao vírus.
Clique aqui para acessar a íntegra do relatório.