Notícias
Governança e Desenvolvimento
Em seminário sobre governança, Wagner defende controle do uso de recursos públicos
O ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, participou, nesta terça-feira (03), da abertura do Seminário Internacional Governança e Desenvolvimento, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O ministro defendeu que as melhores práticas de governança sejam uma busca constante do governo e da sociedade.
“Na medida em que cada centavo do dinheiro público for melhor utilizado, melhor estrutura teremos, principalmente, em ano de ajuste fiscal e de restrições orçamentárias. Vamos poder fazer mais aos que esperam do governo melhoria e promoção social”, afirmou.
Para ele, o caminho do governo deve ser legitimado por um processo democrático eleitoral, principalmente neste ano em que comemoramos 30 anos de democracia ininterrupta.
“O Brasil vive o período democrático mais longo de sua história: são 30 anos desde o fim do regime militar e 27 anos da Constituição Federal de 1988”, frisou.
Wagner defendeu o binômio: melhor uso do dinheiro público com boas políticas públicas e obras, a ser perseguido pelos governos e pelos órgãos de controle externo.
“O bem-vindo controle do uso dinheiro público tem que vir acompanhado de agilidade nas politicas públicas, sejam obras e boas políticas sociais. Não podemos ser lenientes com aquilo que são as melhores práticas”, destacou.
“Espero que esse binômio, que é buscado por tantos países, possamos recepcionar aqui neste seminário com as boas práticas que forem aqui trabalhadas e sugeridas”, concluiu Wagner. Para ele, a parceria com o TCU e a Organização a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) tem caráter estratégico, pois é fundamental para compartilhar experiências internacionais e aprimorar a atuação do Estado brasileiro e seus órgãos de controle, incorporando as boas práticas verificadas.
Fonte: Casa Civil