Notícias
Mobilidade Urbana
Presidenta assina ordem de serviço do BRT Norte-Sul em Goiânia
A presidenta Dilma Rousseff assinou, na tarde desta quinta-feira (19), em Goiânia (GO), a ordem de serviço para a construção do corredor exclusivo para ônibus 'Bus Rapid Transit' (BRT). O corredor terá 21,8 quilômetros de extensão e interligará as regiões Sul e Norte da capital de Goiás.
Considerado o maior projeto em benefício ao transporte coletivo da história de Goiânia, o BRT Goiás Norte-Sul vai ligar o Recanto do Bosque ao terminal de Integração Cruzeiro do Sul, na divisa com Aparecida de Goiânia, com atendimento direto a 148 bairros de Goiânia e Aparecida.
A expectativa é que o sistema tenha capacidade para transportar uma média de 15 mil pessoas em horários de pico. Após a assinatura da ordem de serviço, o consórcio responsável tem até 30 dias para começar a obra e a a previsão para a conclusão é de 20 meses.
BRT Norte-Sul
Com custo estimado em R$ 340 milhões, o corredor exclusivo terá 21,8 km de extensão e contará com seis terminais de integração; três novos (Correios, Rodoviária e Perimetral); dois reconstruídos (Isidória e Recanto do Bosque); um adaptado (Cruzeiro); e 39 estações de embarque e desembarque.
O BRT contará com 93 ônibus operando em quatro linhas, circulando na velocidade estimada de 28 km/h, o dobro da velocidade atual. A frota atenderá 148 bairros da capital e o município vizinho, Aparecida de Goiânia. Ao todo, serão 39 plataformas de embarque e desembarque, além de seis terminais.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Blog do Planalto e da Prefeitura de Goiânia