Notícias
Combustível
Governo anuncia elevação da mistura de etanol na gasolina a 27%
Foi assinada na última quarta-feira, 4, resolução do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (Cima) que fixa em 27% o percentual da mistura de etanol anidro na gasolina. A recomendação tem validade a partir de 16 de março.
O Cima é vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e integrado pelos ministros de Minas e Energia; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Fazenda. O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante participou da reunião que formalizou a medida.
"Esta é uma operação em que todos ganham: ganha o produtor, ganha o mercado, o sistema de abastecimento de energia no Brasil, e ganha também o nosso arranjo produtivo", afirmou o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.
O ato foi assinado pelos ministros Armando Monteiro (Desenvolvimento), Kátia Abreu (Agricultura), Joaquim Levy (Fazenda) e Eduardo Braga (Minas e Energia).
O anúncio ocorre após a realização de estudos técnicos conduzidos pelo Centro de Pesquisa (Cenpes) da Petrobras que comprovaram a viabilidade do aumento do percentual, atualmente limitado a 25%. Foi constituído, para essa finalidade, um Grupo de Trabalho coordenado pelo MME com a participação dos técnicos da Petrobras, representantes do Governo Federal e das associações dos fabricantes de veículos automotores, dos fabricantes de motociclos e dos produtores de etanol.
Com relação ao abastecimento do mercado, o monitoramento realizado por meio da Mesa Tripartite, coordenada pelo MME, aponta para a existência de estoques de etanol anidro suficientes para a alteração da mistura na data definida, de maneira segura sem prejuízo às condições de abastecimento do mercado interno.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), que participaram da reunião de assinatura, emitiram comunicado conjunto ao governo, onde as entidades manifestaram concordância com a alteração, preservando-se a gasolina Premium (de alta octanagem) com o teor de 25% de etanol anidro. As demais associações dos fabricantes de motociclos e as principais associações envolvidas também manifestaram a concordância com a adoção da medida.
Fonte: Casa Civil, com informações do Ministério da Minas e Energia