Notícias
Audiência Pública
Aloizio Mercadante debate situação da indústria naval do país
O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, participa, desde a manhã desta quarta-feira (05), de audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados para tratar da situação da indústria naval no Brasil.
Em sua apresentação, o ministro abordou o potencial do setor de óleo e gás, o renascimento da indústria naval brasileira e os impactos causados pela desaceleração da economia no setor.
O ministro destacou o crescimento de 4,7% ao ano da produção de óleo e de 6,6% da produção de gás. De acordo com Mercadante, estudos indicam que a expectativa para os próximos anos são ainda melhores em relação ao aumento da produção.
Sobre a situação da Petrobras no cenário mundial, o ministro chamou atenção para o fato de ser a empresa uma das maiores petroleiras de capital aberto do mundo e uma das poucas que mantém uma produção crescente.
Ao tratar do renascimento da indústria naval brasileira, o ministro destacou que a competitividade do setor está, tradicionalmente, relacionada a três fatores, sendo eles, o custo e produtividade da mão de obra, disponibilidade e preço do aço naval e mecanismos de indução estatal, como as compras governamentais, financiamento e tecnologia. “Política de compras e importações são essenciais para a indústria naval”, destacou. O ministro ressaltou, ainda, o papel da política de conteúdo local para a recuperação da capacidade de investimento do país.
Acesse a apresentação do ministro.
Fonte: Casa Civil