Notícias
Agências Reguladoras
Presidenta Dilma encaminha ao Senado nomes de diretores de agências reguladoras
A presidenta Dilma Rousseff encaminhou ao Senado Federal, nesta terça-feira, 28, os nomes de Jarbas Barbosa da Silva Júnior e de Fernando Mendes Garcia Neto como indicados para ocuparem os cargos de diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de Karla Santa Cruz Coelho para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
As mensagens com as respectivas indicações estão publicadas na edição desta terça-feira, 28, do Diário Oficial da União (Seção 1, página 01).
De acordo com a publicação, Jarbas Barbosa é indicado para a vaga decorrente do término do mandato de Dirceu Brás Aparecido Barbano. Fernando Mendes Garcia Neto deverá ocupar a vaga que era de Jaime César de Moura Oliveira, após sua renúncia. No caso de Karla Santa Cruz Coelho, a indicação refere-se ao término do mandato de André Longo Araújo de Melo.
Confira abaixo o currículo de cada um dos indicados.
Jarbas Barbosa da Silva Júnior
Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). De janeiro de 2011 a janeiro de 2015 esteve à frente da secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS). Atualmente é secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta (SCTIE/MS).
Foi gerente da área de vigilância em saúde da Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS/OMS (2007 a 2010). Assumiu, entre agosto de 2006 e janeiro de 2007, a secretaria executiva do Ministério da Saúde.
Foi diretor do Centro Nacional de Epidemiologia da Fundação Nacional de Saúde (CENEPI/FUNASA/MS) (1997 a 2003). No estado de Pernambuco, foi secretário estadual de Saúde (1995 a 1996), secretário municipal de Saúde de Olinda/PE (1993 a 1994), diretor de Vigilância em Saúde da secretaria municipal de Saúde de Olinda/PE (1993) e coordenador do Programa DST-AIDS da Secretaria Estadual de Pernambuco (1987 a 1989).
Fernando Mendes Garcia Neto
Atualmente é adjunto de diretor na Diretoria de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária da Anvisa, onde também exerceu o cargo de gerente de Sistemas de Informação na gerência-geral de Gestão de Tecnologia da Informação (dezembro de 2011 a março de 2013).
Em 2011, esteve à frente da subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Agricultura, pasta em que também atuou como secretário-executivo substituto.
No Departamento de Informática do SUS (DataSUS) no Ministério da Saúde, foi coordenador-geral de Gestão de Projetos (2010 a 2011), coordenador-geral de Fomento e Cooperação Técnica (2004 a 2010) e diretor substituto (2007 a 2009).
Karla Santa Cruz Coelho
Mestre e doutora pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na área de epidemiologia em Saúde Coletiva.
Atua na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) desde 2001, assumindo cargos de gestão na área de saúde suplementar da Diretoria de Normas e Habilitação de Produtos. Entre as atividades coordenadas, estão a elaboração de sistemas de informações, atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, estímulo ao Parto Normal, entre outras.
Participa de comissões como a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias em Saúde (REBRATS) e a Rede Cegonha no Ministério da Saúde.
É professora adjunta de Saúde Coletiva do curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é gerente de assistência à saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar na Diretoria de Normas e Habilitação de Produtos.
Fonte: Casa Civil