Notícias
Dilma destaca avanços da primeira etapa de concessões em infraestrutura
Publicado em
19/05/2014 14h17
Atualizado em
29/10/2014 11h15
Brasília, 19/05/2014 - A presidenta da República, Dilma Rousseff, apresentou nesta segunda-feira (19) as conquistas da primeira etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL), monitorado pela Casa Civil da Presidência da República.
“A primeira etapa das concessões foi bem sucedida. Rodovias como a 163, em toda a extensão do Mato Grosso do Sul, e no Mato Grosso até Sinop, a BR-050, entre Goiás e Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, passaram à administração privada e deverão ser duplicadas em até cinco anos”, citou durante o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2014/2015, em cerimônia no Palácio do Planalto.
A presidenta também registrou os avanços na área portuária. “Mudamos o marco regulatório do setor de portos, com investimentos já confirmados que ultrapassam a casa dos R$ 80 milhões. Conseguimos mudanças de procedimento voltadas para organizar o processo de embarque da safra para exportação”, disse.
Dilma Rousseff destacou ainda que o País ainda tem desafios na área de logística, como no setor ferroviário. “Precisamos de investidores em ferrovias (...). Nessa área, muito deverá ser feito, principalmente porque aos projetos ferroviários, nós teremos de articular um grande e ousado projeto de integração de modal hidroviário. O Brasil tem de explorar novamente suas hidrovias”, disse. “Além disso, é prioridade no Brasil a questão da cabotagem. O Brasil, com as costas, com a quantidade de quilômetros que nós temos de costas marítimas, não pode se dar ao luxo de não ter uma política clara para cabotagem”, completou.
Aeroportos
No programa Café com a Presidenta desta segunda-feira (19), a presidenta Dilma falou sobre a ampliação e modernização dos aeroportos brasileiros e garantiu que as melhorias serão boas para a Copa do Mundo, mas serão ainda mais importantes para atender ao crescimento da demanda do Brasil e garantir o bem-estar dos brasileiros.
“É claro que eles vão servir à Copa, mas, além de tudo, eles são investimentos no bem-estar do nosso passageiro, no bem-estar desses milhões de brasileiros que passaram a ter renda suficiente para comprar sua passagem de avião e viajar.”, ressaltou Dilma.
A presidenta anunciou que irá, nesta terça-feira (20), inaugurar um novo terminal do Aeroporto de Guarulhos (SP), maior que os três que já operam lá, “moderno, confortável e com capacidade para receber 12 milhões de passageiros por ano”. Dilma exemplificou as melhorias que vem sendo feitas:
A presidenta também ressaltou a importância da aviação regional, que vai descentralizar e facilitar o fluxo de passageiros, e falou sobre os investimentos que estão sendo feitos nos aeroportos do interior do Brasil.
“Nós estamos investindo R$ 7,3 bilhões na expansão de 270 aeroportos espalhados pelo interior deste país. O Brasil é um país enorme, que não pode depender apenas dos aeroportos das capitais ou das grandes cidades. Os aeroportos regionais vão descentralizar e facilitar o fluxo de passageiros. Assim, quem está longe dos grandes centros vai, progressivamente, poder pegar um avião a menos de 100km de onde mora ou trabalha”, garantiu.
(Fonte: Blog do Planalto e Portal do Palácio do Planalto)