Notícias
Saneamento urbano
Governo destina investimentos para ampliar abastecimento de água em SP
Em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, o governo federal anunciou R$ 2,6 bilhões em investimentos para a implantação do sistema de abastecimento de água São Lourenço, obra que irá atender 1,5 milhão de moradores da região metropolitana de São Paulo com 4.700 litros por segundo. O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, participou do anúncio.
Os recursos hídricos serão retirados da Cachoeira do França, em Ibiúna, e percorrerão uma distância de 83 quilômetros até cidades do extremo Oeste da Grande São Paulo como Cotia, Carapicuíba e Barueri. A previsão é que o novo sistema de abastecimento esteja concluído em 2018, com possibilidade de que o prazo seja antecipado para 2017, segundo declaração do ministro das Cidades, Gilberto Occhi.
Em discurso na conclusão da cerimônia, na qual esteve presente o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a presidenta Dilma Rousseff destacou que o Brasil precisa estar preparado para suportar condições climáticas extremas: "Nós temos que preparar o País para garantir uma situação de segurança diante do fato de que há uma coisa de que nós não controlamos que é o clima."
Depois de citar os esforços do governo para garantir que o nordestino consiga conviver com a seca na região, a presidente destacou que "o caso da excessiva seca do sudeste é não só conviver mas estar preparado com a pior seca dos últiimos 70, 80, 100 anos."
Mobilidade Urbana
A pauta da cerimônia contemplou também a assinatura de termo de compromisso para a modernização e ampliação do transporte ferroviário em São Paulo e da implantação do linha de BRT Metropolitano- Praia Grande / São Vicente e Terminais (EMTU).
As obras de mobilidade urbana receberão um total de R$ 3,3 bilhões em recursos, entre repasses do Orçamento Geral da União (OGU) e contrapartidas estaduais. Serão investidos recursos para extensão da Linha 9 da CPTM, com a construção de 4,4 quilômetros da estação Grajaú até Varginha (Zona Sul de SP).
Fonte:
Portal Brasil, com informações do Ministério das Cidades e da Sabesp