Notícias
Governo apresenta balanço da Copa de 2014
Brasília, 15/07/2014 – O governo apresentou balanço sobre a Copa do Mundo no Brasil, nesta segunda-feira (14), no Centro Integrado de Comando e Controle de Brasília. Segundo o governo, o Brasil demonstrou que estava capacitado para assegurar infraestrutura, segurança, telecomunicações e tratamento adequado aos turistas, às seleções e aos chefes de Estado que compareceram ao evento.
Durante a coletiva de imprensa que apresentou os dados sobre o mundial, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, destacou a capacidade de organização do evento. “Nós perdemos a taça, mas o Brasil ganhou a Copa com um grande evento que o mundo inteiro admirou”, afirmou.
Ao falar sobre a recepção aos turistas de outros países que estiveram no Brasil para acompanhar os jogos do mundial – 1 milhão de estrangeiros de 202 países – Mercadante destacou a hospitalidade dos brasileiros. “O Brasil soube ganhar, soube perder, soube receber e soube festejar e celebrar com paz e respeito, em um clima absolutamente receptivo, o que encantou o mundo”, comemorou.
Na avaliação do ministro, o grande número de estrangeiros que participaram da Copa demonstra a importância que o evento alcançou no cenário mundial. “Essa celebração do futebol mundial ficará para sempre na memória e na imagem do que nós somos como nação, como povo e como sociedade”, finalizou.
Balanço - Durante o período da Copa de 2014, foram recebidos um milhão de turistas estrangeiros, sendo que 95% deles revelaram intenção de retornar ao país. Além destes, outros três milhões de turistas nacionais acompanharam o campeonato. Nos aeroportos, o fluxo foi de 16,7 milhões de passageiros, com taxas de atrasos abaixo das médias internacionais. Nos estádios, circulou um contingente de 3,4 milhões de pessoas, com outras cinco milhões de pessoas presentes nas Fan Fest.
Integração e Segurança - Durante três anos, o Brasil se preparou para receber a Copa do Mundo 2014. Por meio da integração das forças policiais dos estados, da União e das Forças Armadas, o País empregou o maior efetivo de profissionais já contabilizados em um evento esportivo. Foram investidos mais de R$ 1,19 bilhão para atuação de mais de 177 mil agentes, contingente três vezes maior do que o empregado na última Copa, em 2010, na África do Sul. Esse grande esquema montado para garantir a segurança de brasileiros e turistas agora fica como legado para a Nação.
As ações de segurança pública, defesa e inteligência para a Copa do Mundo 2014 foram estruturadas pelos ministérios da Justiça, da Defesa e do Gabinete de Segurança Institucional. A execução foi realizada pelas instituições federais, estaduais e municipais nas 12 cidades sede e nas outras três cidades com centros de treinamento (Vitória, Aracaju e Maceió).
De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, os equipamentos adquiridos ficarão para os estados e os centros integrados poderão ser utilizados também na segurança de fronteiras e de rodovias.
(Fonte: Casa Civil, com informações do Portal Brasil)