Notícias
Mais de mil jovens recebem certificados do Pronatec em Minas Gerais
Publicado em
07/04/2014 15h31
Atualizado em
29/10/2014 11h15
Brasília, 07/04/2014 – A presidenta da República, Dilma Rousseff, participou nesta segunda-feira (7) da formatura de 1,5 mil estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Belo Horizonte (MG). A iniciativa, monitorada pela Casa Civil da Presidência da República, já garantiu investimentos da ordem de R$ 14 bilhões na qualificação de jovens de todo o país.
“Temos de apostar num país de técnicos, com capacitação técnica, de ter universitários, cientistas, pesquisadores e gente bem formada”, destacou Dilma Rousseff.
Criado em 2011, o programa alcançou 6,2 milhões de matrículas em todas as modalidades de educação profissional, em 3,8 mil cidades brasileiras. Só em Minas Gerais, foram mais de 650 mil matrículas em 593 municípios. O investimento no estado chega a R$ 1,1 bilhão. A meta para o país é chegar a oito milhões de matrículas em 2014.
Ao lado do ministro da Educação, Henrique Paim, a presidenta parabenizou os formandos, destacando o trabalho dos professores, que, segundo ela, são os grandes responsáveis pelo sucesso da iniciativa. "Elogio o esforço de todos, sei que muitos tiveram que abrir mão de muitas coisas pra fazer o curso", reconheceu.
A presidenta também ressaltou a expansão do ensino profissionalizante e destacou que a medida dará competitividade ao país. “O Pronatec cria oportunidades de trabalho para a gente garantir que o Brasil seja competitivo, produtivo”, disse. “A educação é importante porque para você construir um país que entre na chamada economia do conhecimento, que entre na tecnologia, que utilize a internet em seu próprio benefício e de todos, que utilize a biotecnologia, tudo que a ciência pode nos dar, temos de ter brasileiros e brasileiras bem formados”, reforçou.
Com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica, a iniciativa oferece cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, Senac, Senar, Senat. Participam, ainda, instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.
(Fonte: Portal Brasil)