Notícias
Mais 1,2 mil jovens recebem certificados do Pronatec
Publicado em
24/04/2014 18h15
Atualizado em
29/10/2014 11h15
Brasília, 24/04/2014 – Mil e duzentos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), de 18 municípios de Mato Grosso, receberam nesta quinta-feira (24) os cerificados de conclusão de curso. A cerimônia foi realizada na capital do estado, com as presenças da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro da Educação, Henrique Paim.
Criado em 2011, o programa tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica. Em todo o País, os investimentos somam R$ 14 bilhões. Somente no estado, já foram direcionados R$ 444 milhões para o ensino técnico por meio do programa. De acordo com o Ministério da Educação, até agora são 260 mil matrículas garantidas pelo Pronatec em Mato Grosso e 82 mil vagas ainda serão ofertadas.
"Formar técnicos é condição para este País crescer e aumentar a produtividade", destacou a presidenta. “Temos certeza que antes do fim do ano a gente vai ter cumprido 8 milhões de matrículas [meta para todo o País] e vamos ter que criar o Pronatec 2, cada vez melhor (...) e garantindo que os brasileiros tenham sistematicamente acesso a cursos técnicos de qualidade”, anunciou.
Pelo programa são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, Senac, Senar, Senat, e também em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio. São contempladas mais de 400 áreas do conhecimento.
“Não há país desenvolvido que possa crescer, ficar mais rico, se não tiver cidadãos bem formados na área técnica”, disse Dilma Rousseff ao reforçar que o Pronatec é uma prioridade para se construir um Brasil melhor.
(Fonte: Portal Brasil)