Notícias
Pronatec é destaque em encontro promovido pelo Banco Mundial
Brasília, 13/03/2014 - A marca de 1 milhão de alunos de baixa renda formados em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi um dos destaques apresentados pelo governo brasileiro, nesta quarta-feira (12), durante o Encontro da Comunidade de Aprendizagem em Transferências Monetárias da África, em Fortaleza (CE). O encontro, promovido pelo Banco Mundial, reúne representantes de 29 países que compõe a Comunidade de Aprendizagem dos países africanos (CoP).
Criado em 2011, o Pronatec tem o objetivo de ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica. Até 2013, o Programa registrou 5,7 milhões de matrículas de estudantes e profissionais em cursos técnicos e de formação inicial e continuada.
Além da marca do Pronatec, foram apresentados outros números do governo, como os R$ 12 bilhões destinados ao microcrédito para pessoas inseridas no Cadastro Único nos últimos 18 meses, os 400 mil novos microempreendedores individuais que também estão no cadastro, as 400 mil casas do programa Minha Casa, Minha Vida para o mesmo público e as 160 mil famílias que acessaram os recursos de fomento para aplicar na própria produção, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
Encontro
O Encontro da Comunidade de Aprendizagem em Transferências Monetárias da África, realizado pelo Banco Mundial até sexta-feira (14), tem o objetivo de promover o conhecimento e compartilhamento de experiências nas áreas de assistência social, transferência de renda e de inclusão produtiva para integrantes de governos de países africanos CoP. A Comunidade se encontra presencialmente a cada dois anos, com o seguintes objetivos: consolidar o grupo como uma comunidade, promover o diálogo e o trabalho em rede, discutir temas relevantes e estabelecer as próximas ações. Durante o encontro, serão feitas visitas de campo nos municípios cearenses de Itapipoca, Canindé e Pentecoste.
Fonte: Portal Brasil