Notícias
Aloizio Mercadante assume Casa Civil
Brasília, 04/02/2014 – Em seu primeiro pronunciamento à frente da Casa Civil, o ministro-chefe Aloizio Mercadante agradeceu à presidenta Dilma Rousseff pela confiança na tarefa de chefiar a pasta e destacou que trabalhará como nunca para servir ao governo que vem transformando profundamente o País. “Um governo que, acima de tudo, serve ao Brasil e aos brasileiros. A todos os brasileiros, mas especialmente os que mais precisam”, disse durante cerimônia de transmissão de cargo, realizada nesta terça-feira no Palácio do Planalto. “Nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas. Nossa missão é servir ao País”, completou.
O novo ministro prometeu assegurar o andamento dos programas prioritários para o governo e disse que se espelhará nas antecessoras, especialmente, na própria presidenta Dilma e Gleisi Hoffmann. “Minha principal tarefa será assegurar a continuidade e o sucesso dos programas prioritários do governo da presidenta Dilma Rousseff, sempre apoiando diretamente os meus parceiros ministros que são os responsáveis diretos por todas as nossas iniciativas. Esse esforço colaborativo, em que a função de coordenação que cabe à Casa Civil é importante, mas complementar à atuação ministerial, terá a minha permanente atenção e dedicação, para que os resultados sejam alcançados neste ano atípico”, garantiu.
Mercadante lembrou que o Brasil tem se destacado pela força da sua democracia e pontuou que a presidenta Dilma esteve atenta às manifestações da sociedade, propondo cinco pactos em áreas como transporte, saúde e reforma política, os quais já estão respondendo às inquietações e às justas demandas que foram emanadas das ruas. “Na chefia desta pasta, e sob a liderança da presidenta, dedicarei todos os meus esforços para cumprir com esses compromissos democráticos, bem como para conduzir os programas e projetos que estão construindo esse novo Brasil com que todos sonhávamos”.
O ministro também registrou que o Brasil atual é muito distinto do País de alguns anos atrás, com um quadro de estabilidade econômica, com baixas taxas de desemprego e redução das desigualdades sociais. "Temos uma dívida pública líquida em relação ao PIB [Produto Interno Bruto] nos níveis mais baixos, em contraste com outras economias." Ele lembrou ainda que a responsabilidade do País com as contas públicas não vai estar dissociada da responsabilidade social.
Ainda segundo ele, o País continuará sendo um dos mercados mais atrativos para o investimento. “Para 2014, teremos novas concessões e projetos estruturantes em andamento, além do desenvolvimento do campo de Libra e os grandes eventos, que são novas oportunidades extraordinárias que o Brasil oferece para os investidores internacionais e brasileiros”, disse.
Balanço e agradecimento
A ex-ministra Gleisi Hoffmann fez um balanço dos programas que ajudou a coordenar à frente da Casa Civil, como o programa de concessões de ferrovias, rodovias, portos e aeroportos, além do Mais Médicos e Viver sem Limites. Ela também fez um agradecimento à presidenta Dilma e registrou que durante os dois anos e sete meses que atuou na pasta viu “reforçar a minha crença de que com trabalho, com muito trabalho – trabalho diário, cotidiano, é possível colocarmos em funcionamento ações de governo que interferem positivamente na vida das pessoas”.
Para Mercadante, a quem chamou de amigo e companheiro, Gleisi desejou êxito e sucesso. “Tive a oportunidade de trabalhar com você no Congresso e no governo e conheço sua capacidade de realização, sua capacidade intelectual e sua determinação. Na Casa Civil, contará com programas estruturados e servidores leais e comprometidos com o bem do País”, disse.
Leia aqui o discurso do ministro Aloizio Mercadante na íntegra.
O discurso da senadora Gleisi Hoffmann está disponível neste link.