Notícias
Merenda escolar eficiente é premiada
Brasília, 09/12/2013 – Vinte e seis prefeitos de todas as regiões do Brasil receberam nesta segunda-feira em Brasília o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar em solenidade que reuniu a ministra-chefe da Casa Civil representando a presidenta Dilma Roussef, além dos ministros da Educação, Aloísio Mercadante e do Desenvolvimento Social, Teresa Campello.
Esta é a 10ª edição do prêmio que começou em 2004 com o objetivo de premiar as melhores práticas no fornecimento da merenda escolar na rede pública escolar. O prêmio é uma iniciativa da organização social Ação Fome Zero, dirigida por Antoninho Marmo Trevisan com o apoio do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A merenda escolar atende a 43 milhões de crianças em 200 mil escolas em todo o Brasil com o repasse federal de R$ 3,5 bilhões por ano aos municípios.
Gleisi Hoffmann destacou que esta é “uma das atividades que mais estão ligadas ao futuro do país: a educação com garantia de alimentação diárias das crianças”. Acrescentou que o “governo federal está muito empenhado em melhorar cada vez mais a qualidade da merenda escolar e destacou que o programa Nacional de alimentação escolar é considerado um dos maiores programas do tipo no mundo, “o único com atendimento universalizado” e diversos países africanos já manifestaram interesse em adotá-lo.
Segundo a ministra, este prêmio é um “indutor de boas práticas” que leva os vizinhos aos municípios vencedores a terem estímulo para se inscrever também para o prêmio.
Na primeira edição do prêmio, em 2004, foram 383 municípios inscritos; em 2013 foram 889, além de 79 encontros de capacitação de gestores municipais que reuniram representantes de 3.800 municípios.
Mercadante reforçou o significado social e a importância da merenda escolar para a formação e o crescimento das crianças. Destacou os Conselhos municipais como instrumentos especiais de controle dos recursos que o Estado coloca à disposição desse programa que é a merenda escolar.