Notícias
Governo Federal reforça auxílio em resposta às chuvas no Espírito Santo
Publicado em
24/12/2013 14h00
Atualizado em
30/10/2014 16h23
Vitória (ES), 24/12/2013 – Com o objetivo de sanar problemas emergenciais, além de intensificar o apoio à população afetada pelas recentes chuvas no Estado do Espírito Santo, a presidenta Dilma Rousseff, e os ministros da Integração Nacional, Francisco Teixeira; da Saúde, Alexandre Padilha; e da Defesa, Celso Amorim – realizaram reunião com o governador Renato Casagrande e demais autoridades, nesta terça-feira, 23/12, na capital Vitória. A agenda contemplou ainda sobrevoo pela região afetada.
Atualmente, o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Governo Federal, é composto por vários ministérios, o que possibilita o desenvolvimento de ações coordenadas. “Desde 2011, a Politica Nacional de Defesa Civil tem sido uma das prioridades do Governo Federal. Em casos como este, aqui no Espírito Santo, o trabalho dos ministérios, nesse momento inicial, é salvar vidas e garantir abrigo às pessoas que necessitam. Além das iniciativas emergenciais já anunciadas para assistência à população afetada, o Governo Federal tem o investimento de R$ 600 milhões em obras de prevenção no Espírito Santo. Cabe ressaltar, ainda, as ações de fortalecimento do sistema nacional, como o Cenad, e a atuação da Defesa Civil Nacional em articulação com estados e munícipios, o que permite a rápida resposta em momentos críticos”, ressaltou a presidenta Dilma Rousseff.
Por meio da Integração Nacional, por exemplo, o Governo Federal já anunciou para o Espírito Santo a liberação de três mil kits dormitório, de limpeza e de higiene pessoal; e cinco patrulhas motorizadas do Exército - cada uma composta por um veículo leve 4x4 e um veículo pesado 4x4. Também foi enviada uma ponte móvel e mais um helicóptero. Além disso, quatro geólogos já estão no Estado para ajudar no monitoramento de áreas de risco. "É fundamental integrar as ações do estado e do Governo Federal. Vamos disponibilizar tudo que for necessário para apoiar o Espírito Santo", declarou Francisco Teixeira.
O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, em agosto deste ano, doou kits de defesa civil para seis municípios do Espírito Santo. O objetivo da ação é reestruturar as defesas civis municipais. Cada kit é composto por uma viatura - que auxilia no trabalho da defesa civil municipal - e equipamentos como máquinas fotográficas digitais e aparelhos de GPS.
O Ministério da Saúde - por meio da Força Nacional do SUS – já encaminhou cerca de duas toneladas de medicamentos e insumos, além de disponibilizar profissionais que já atuam no atendimento à população. Os medicamentos encaminhados compõem 10 kits com capacidade para atender cerca de 1.500 pessoas por mês, cada um. O kit é composto por 48 itens (30 tipos de medicamentos e 18 insumos para primeiros-socorros).
O Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), monitora a situação das estradas do Espírito Santo prejudicadas pelas chuvas. As ocorrências nas rodovias daquele Estado e de Minas Gerais estão sendo atendidas pelas equipes técnicas e as providências adotadas, assim como as medidas de sinalização.
O Ministério da Ciência e Tecnologia disponibilizou ao Espírito Santo 22 pluviômetros automáticos instalados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) do MCTI em 10 municípios (Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Guaçui, Gurarapari, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Vila Velha e Vitória). Além destes, estão previstos instalação de mais 142 equipamentos em localidades previamente vistoriadas e autorizadas, os quais monitoram chuvas e as informações são enviadas automaticamente para o CEMADEN.
Para complementar o monitoramento de chuvas, 29 pluviômetros semiautomáticos (de um total de 63 equipamentos já entregues) já foram instalados em 10 municípios (Afonso Claúdio, Anchieta, Aracruz, Barra de São Francisco, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina e Viana). Estes equipamentos semiautomáticos são operados por equipes locais especialmente treinadas e integram o Projeto Pluviômetros nas Comunidades, que visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco e fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos.
Para monitoramento de enchentes e inundações estão previstas instalações de 17 estações hidrológicas nos municípios de Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro do Itapemirim, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São José do Calçado.
A rede observacional será complementada com a instalação de 1 radar meteorológico em Santa Teresa, previsto para instalação no primeiro semestre de 2014. Para auxiliar o monitoramento no Estado na estação chuvosa de 2013, a empresa fornecedora dos radares enviou um radar móvel de alcance reduzido (até 100 km de raio), que será instalado na região de Vila Velha nos próximos dias (visando cobrir áreas críticas na Região Metropolitana de Vitória; área de cobertura do radar a ser instalado em Santa Teresa, ES). O radar já deveria ter sido instalado, mas o local tornou-se inacessível devido as chuvas dos últimos dias.
(Fonte: Ministério da Integração Nacional)