Notícias
Governo investe R$ 7 bilhões para melhorar as condições de vida nos centros urbanos
Publicado em
19/07/2012 17h06
Atualizado em
30/10/2014 16h22
A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (19), durante o lançamento do PAC Mobilidade Médias Cidades, que o governo federal irá disponibilizar por meio de financiamento R$ 7 bilhões para projetos de infraestrutura em 75 médias cidades, com população entre 250 mil e 700 mil habitantes, ou governos estaduais.
Segundo a presidenta, o PAC para as médias cidades vai priorizar a escolha de projetos em fase avançada de elaboração para permitir que as obras sejam executadas o mais rápido possível. Para Dilma, os investimentos vão humanizar as cidades. A presidenta disse também que as obras terão ritmo acelerado por já fazerem parte do Regime Diferenciado de Contratações (RDC).
“O nosso objetivo é investir nesse PAC Mobilidade, que completa o PAC – Grandes Cidades, esse processo de intervenção do governo federal na questão urbana, auxiliando os municípios e os estados a investir para garantir um nível de humanização das grandes cidades, e das médias cidades do nosso país”, disse Dilma.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as 75 cidades têm grande importância econômica para o país e estão distribuídas em 18 estados brasileiros. Entre elas, estão Uberlândia e Uberaba, em Minas Gerais, Ribeirão Preto e Limeira, em São Paulo, e Cuiabá e Várzea Grande, no Mato Grosso. Além disso, 51% estão localizadas em regiões metropolitanas.
Fonte: Ministérios do Planejamento e Cidades