O Governo Federal liberou, por meio do BNDES, dez bilhões e meio de reais para melhorias na infraestrutura urbana da cidade de São Paulo. O financiamento inclui obras de mobilidade, como o Rodoanel Norte, o trem intercidades que vai conectar São Paulo a Campinas e a renovação dos transportes.
Nov/24
A Caravana do Novo PAC chegou a Pernambuco e acompanhou o progresso das obras do programa junto a representantes do estado e de municípios. O Novo PAC totaliza 43 bilhões de reais de investimentos em Pernambuco. Os recursos são distribuídos entre 1.322 empreendimentos.
Uma comitiva do Governo Federal viajou ao Rio Grande do Norte para dar sequência às ações de acompanhamento das obras do Novo PAC. Os ministros e demais autoridades federais se reuniram com representantes do estado e dos municípios potiguares com o objetivo de acelerar entregas à população.
O Governo Federal apresentou o Programa de Otimização de Contratos de Concessão que irá garantir novas obras e melhorias na qualidade de infraestrutura de transportes.
O Governo Federal fortaleceu relações diplomáticas com a China ao firmar 37 acordos de cooperação em áreas como infraestrutura sustentável, transição energética e inteligência artificial.
Em agenda no G20, o Governo Federal assinou Memorando de Entendimento com os Emirados dos Árabes Unidos, o que vai possibilitar investimentos em setores estratégicos da economia brasileira.
O Governo Federal assegurou a entrega da Ferrovia Transnordestina para o final de 2026. A previsão inicial de conclusão da obra que percorre três estados brasileiros era dezembro de 2027. A Ferrovia é a maior obra de infraestrutura do nordeste e um dos mais importantes investimentos da carteira do Novo PAC.
O Governo Federal deu início a uma série de visitas aos estados brasileiros para acelerar a execução das obras do Novo PAC. O primeiro estado a receber a iniciativa batizada de Caravana do Novo PAC foi o Maranhão. Alinhamento entre união, estados e prefeituras é a principal estratégia da mobilização adotada.
O Governo Federal lançou o pacto para prevenção e controle do desmatamento ilegal e de incêndios florestais e também anunciou os dados do sistema Prodes sobre o desmatamento na Amazônia e no Cerrado.