Apresentação
A acessão do Brasil à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) é uma prioridade do Governo Federal. A oficialização do Brasil como membro pleno da Organização ampliará a integração do País à economia mundial por meio do aprimoramento do ambiente de negócios e do alinhamento de políticas públicas às melhores práticas internacionais.
O trabalho de preparação e acompanhamento do processo de acessão do Brasil à OCDE, coordenado pelo Governo Federal, promove, desde 1994, a aproximação progressiva do País com a Organização antes mesmo de o Brasil ser considerado um país-candidato de forma oficial. Assim, com postura proativa, o Brasil avança com passos concretos para tornar-se um país membro, ao passo que promove, desde já, ganhos para a sociedade brasileira com o aprimoramento de políticas públicas e maior engajamento no cenário internacional com participação expressiva em estudos e discussões estratégicas.
A acessão do Brasil à OCDE contribuirá para o crescimento econômico, inclusivo e sustentável do País, além de impulsionar as reformas estruturais voltadas para a melhoria da governança, aumento da transparência e aperfeiçoamento das políticas públicas, além do fortalecimento da confiança da sociedade nas instituições brasileiras. Ainda, a filiação à OCDE ampliará oportunidades de cooperação internacional com foco em inovação e produtividade para aumentar a competitividade brasileira em benefício de toda a sociedade.