Notícias
InfoCAPES: Edição 24 - Outubro/2020
CAPES intensifica cursos virtuais para capacitar professores
Os cursos gratuitos on-line , oferecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foram uma das grandes oportunidades encontradas por professores para aprimorar seus conhecimentos e aperfeiçoar suas qualificações profissionais, ao longo de 2020. Enquanto esperavam para retomar as atividades letivas presenciais, paralisadas por causa da pandemia, eles encontraram nos cursos de português, matemática e tecnologias da informação e comunicação (TICs) um caminho para incrementar seus currículos e aprofundar os conhecimentos básicos sobre três das maiores áreas de interesse da comunidade escolar no Brasil.
"A CAPES está de parabéns pela iniciativa. Esta foi uma excelente alternativa para eu aprimorar meus conhecimentos de tecnologias de informação e comunicação. Sou professora de matemática e estou cada vez mais usando os recursos da informática para os alunos acompanharem as aulas e terem melhor entendimento dos conteúdos”, afirma Alessandra Granzoto, de Minas Gerais. “O curso foi excelente. Os materiais e os conteúdos são todos bem claros e objetivos”, elogia.
José Wellington, professor de São Paulo, fez três cursos até agora – português, matemática e TICs – e gostou tanto que recomendou essa oportunidade a seus colegas de escola. “A metodologia aplicada é muito boa, o leiaute ajuda e os testes possuem níveis adequados de dificuldade”, comenta.
“Os materiais e os conteúdos apresentados são ótimos. A linguagem é clara, os exercícios de fixação são eficientes assim como todo o repertório de vídeos, exemplos e animações existentes nas aulas”, ressalta Cláudia Lalau, que leciona em Minas Gerais. Além de tirar dúvidas antigas dela sobre a língua portuguesa, a professora aproveitou para agregar conhecimentos novos à sua carreira escolar.
A mesma satisfação com cursos virtuais oferecidos pela CAPES foi demonstrada pela professora Eliana Rosa, do Rio Grande do Sul. “Fiz o curso de TICs e achei tudo perfeito, sobretudo neste momento de isolamento social e do avanço do trabalho remoto, pois cada vez mais é importante buscarmos conteúdos ligados à área de tecnologia”.
Corrida às vagas
A opção dos futuros e atuais professores pelos cursos virtuais pode ser medida pela corrida às vagas oferecidas pela CAPES durante o ano. Entre março e setembro, um total de 145 mil profissionais da educação se inscreveram em algumas das quatro modalidades oferecidas. No primeiro edital, lançado em março, em parceria com o Ministério da Educação e a Universidade Federal de Goiás (UFG), foram abertas 50 mil vagas de capacitação nas três áreas. Em junho, a CAPES ampliou a oferta de qualificação, oferecendo outras 75 mil vagas, 25 mil para cada uma das disciplinas: matemática, português e TICs. Em setembro, um novo lançamento: 20 mil vagas, para quem quiser estudar estatística básica.
“Com essa iniciativa, o governo federal reforça seu compromisso com a educação, possibilitando a qualificação de milhares de jovens, professores ou futuros professores, por meio de cursos atualizados e de qualidade”, afirma Benedito Aguiar, presidente da CAPES. Ele explica que os cursos a distância foram direcionados, sobretudo, para alunos de licenciatura, mas também englobam os concluintes do ensino médio, estudantes de graduação e alunos matriculados no programa Universidade Aberta do Brasil. Esta última categoria é composta, em sua maior parte, por professores da educação básica de todo o Brasil que querem melhorar suas capacidades e habilidades.
Cursos valorizam professores e estão alinhados à visão do MEC
A estratégia da CAPES de aumentar e diversificar os cursos virtuais, como oportunidade de valorização e formação dos professores da educação básica no Brasil, está de acordo com a visão do ministro da Educação, Milton Ribeiro. “Quero dar uma atenção aos professores. Um professor bom impacta a vida de um aluno. Precisamos valorizá-los. Vamos olhá-los com um pouco mais de carinho”, declarou durante a divulgação, em setembro, dos indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
A decisão da CAPES e do MEC em optar pelo aumento da oferta de cursos nesta modalidade tem se revelado, como observa o presidente da CAPES, Benedito Aguiar, uma ferramenta eficaz para o aprendizado, pois amplia o conhecimento, explora habilidades específicas e fortalece o ensino a distância. “Não foi à toa que a Coordenação escolheu oferecer cursos básicos de matemática e de português, que servem para reforçar e solidificar o eixo mais importante do conhecimento escolar e acadêmico, mas também o campo das tecnologias da informação e da comunicação”.
Tecnologia
Direcionado a professores que já atuam na educação básica ou para os futuros profissionais das diversas licenciaturas no país, o curso de TICs pretende aprofundar o conhecimento sobre o cenário atual dos recursos tecnológicos e potencializar a qualificação na área da tecnologia digital. A ideia é preparar todos os agentes da educação básica no Brasil de modo a terem capacidade de trabalhar dentro do ambiente virtual de aprendizagem, neste universo novo da educação a distância. Outro objetivo é tornar os professores produtores de conteúdo e de materiais audiovisuais próprios, a serem utilizados em suas aulas.
“Essa iniciativa em levar as técnicas e o know how das tecnologias da informação e da comunicação para todos os participantes ativos da educação básica no Brasil vai fortalecer ainda mais o uso de tecnologias da educação a distância já empregadas pelas diversas redes de ensino no país, assim como pelo governo federal", explica Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica da CAPES.
Conteúdos e Metodologia
Com 60 horas de duração, os cursos são 100% a distância e gratuitos. Ao final os participantes recebem um certificado da CAPES. O conteúdo, metodologia e objetivos estão disponíveis para consulta na plataforma virtual da Coordenação, no link:
http://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/capes/curso/10521/informacoes
O curso de português aborda os conceitos básicos de texto, processos e desafios da leitura e da escrita, além de interpretação e de escrita no meio acadêmico. O de matemática é focado em questões fundamentais da disciplina e pretende dar apoio técnico aos alunos e desencadear reflexões que servirão de base e fundamentação tanto para aprendizagens subsequentes quanto para desenvolver as produções de pesquisa, ensino, extensão e inovação.
As aulas de TICs aprofundam o conhecimento sobre o cenário atual dos recursos tecnológicos e potencializa a qualificação na área da tecnologia digital. Por fim, o curso de Estatística aborda conceitos fundamentais da área, como aspectos sobre a coleta, análise e interpretação de dados.
Cursos gratuitos on-line oferecidos em 2020
Cursos | Vagas |
Português, Matemática e TICs | 50 mil |
Português | 25 mil |
Matemática | 25 mil |
TI | 25 mil |
Estatística | 20 mil |
Total | 145 mil |
Aplicativo eduCAPES facilita acesso a 300 mil objetos educacionais
O aplicativo eduCAPES proporciona o acesso de professores a cerca de 130 mil objetos de aprendizagem por dispositivos móveis, como
tablets
e
smartphones
. Este é um dos seis apps da CAPES e tem como objetivo facilitar a vida de seus usuários com a oferta de um variado material para estudo a distância.
Sua principal finalidade é a busca por livros didáticos, artigos, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens e outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados para acesso aberto. A versão móvel facilitou o acesso à plataforma eduCAPES.
Carlos Lenuzza, diretor de Educação a Distância e de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, destaca a evolução da plataforma nos últimos anos. “O portal eduCAPES foi lançado em setembro de 2016 com a oferta de materiais de pesquisa e ensino sob domínio público da Universidade Aberta do Brasil ( UAB ). O escopo aumentou e variamos as fontes”, explica.
A CAPES mantém parceria com várias instituições, o que torna o acervo múltiplo. Por meio do eduCAPES , um professor pode, por exemplo, apresentar a seus alunos a vida de Stephen Hawking , físico britânico autor da Teoria de Tudo — que busca explicar todos os fenômenos físicos em um único tratado teórico matemático. Também é possível um pesquisador estudar as peculiaridades da adaptação de um livro impresso para um tablet .
O aplicativo aumentou ainda mais o acesso a esses conteúdos. “O EduCAPES é um recorte da própria internet, com ênfase na educação. É um mundo de possibilidades, o acesso a centenas de milhares de materiais na palma da mão”, observa Alexandre Martins, coordenador de Ensino e Tecnologia de Ensino a Distância da CAPES.
A loja do governo federal (Gov.Br) abriga o aplicativo tanto na App Store , para iOS, quanto na Play Store , para Android. O acesso é totalmente gratuito.
Vídeos