Notícias
RECONHECIMENTO
Vencedores do Prêmio CAPES/Natura apostam em inovação
Vinicius de Medeiros Alves, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Catherine Torres de Almeida, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), são os vencedores da terceira edição do Prêmio CAPES/Natura Campus de Excelência em Pesquisa . A parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Natura, empresa brasileira multinacional de cosméticos, concedeu R$25 mil a cada um.
O artigo premiado de Vinicius Alves, doutor em Ciências Farmacêuticas, trata do trabalho no qual desenvolveu modelos computacionais para análise de sensibilização cutânea, que podem ser usados em alternativa aos animais, no laboratório. Ele lembra que “ciência a gente não consegue realizar sozinho” e aproveita para parabenizar “a CAPES e a Natura por esse evento, pois sempre que um trabalho científico é reconhecido, quem mais se beneficia é a sociedade”.
Catherine Almeida, doutora em Geociências, foi homenageada pela produção que relata a pesquisa sobre modelagem da biomassa da floresta amazônica brasileira, a partir da combinação de duas tecnologias avançadas de sensoriamento remoto. Ela comemora o reconhecimento e afirma que “sem as agências de fomento, a ciência no Brasil não seria possível. Graças a elas a gente têm ciência de qualidade no País”.
Para Benedito Aguiar, presidente da CAPES, o cenário de pandemia provou que a ciência e a inovação são indispensáveis para construir sociedades mais sustentáveis, saudáveis e seguras: “Unir essas potencialidades é fundamental para o desenvolvimento de uma nação – econômica e tecnologicamente, na saúde, na educação e na preservação ao meio ambiente”. Ele diz que o Prêmio CAPES/Natura Campus acredita nessa proposta, “pelo reconhecimento da pesquisa científica focada em sustentabilidade e biodiversidade, temas estratégicos para o futuro que almejamos”.
Roseli Mello, Head Global de P&D da Natura, explicou que a empresa aposta na inovação como “um valor importante para o crescimento” e por isso “vem investindo consistentemente, durante toda sua história, em ciência, pesquisa e desenvolvimento aqui no Brasil, para trazer para a rede produtos que gerem impacto positivo nas esferas social, ambiental e, obviamente, econômica”.
Os outros quatro autores finalistas receberam menções honrosas: Bianca Marigliani, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Daiana Wischral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Leonardo Pequeno Reis, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e Anderson Pedro Bernardina Batista, da Universidade Federal de Lavras (Ufla).
Prêmio CAPES/Natura
A seleção recebeu 153 artigos sobre os temas ‘Ciências moleculares e bioinformática com aplicações em tecnologias cosméticas’ e ‘Amazônia: a ciência de dados contribuindo para conservação socioambiental e uso sustentável dos recursos naturais’. A seleção estimula a produção científica e tecnológica voltada para a Sustentabilidade e a Biodiversidade e incentiva pesquisa de excelência em áreas temáticas consideradas estratégicas para o País.
Durante o evento, Iguatemi Costa, gerente Científico P&D da Natura, moderou o painel ‘A importância da Ciência, da tecnologia e da inovação para gerar impacto positivo na sociobiodiversidade’. Participaram da conversa José Neto, da Natura Benevides, e Sandra Zanotto, sócia da Amazon Doors .
Legenda das imagens:
Imagem 1:
Benedito Aguiar, presidente da CAPES
(Foto: Naiara Demarco - CCS/CAPES)
Imagem 2:
Vinicius de Medeiros Alves, doutor pela Universidade Federal de Goiás (UFG)
(Foto: Divulgação)
Imagem 3:
Catherine de Almeida, doutora pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)(Foto: Divulgação)
Imagem 4:
Roseli Mello, Head Global de P&D da Natura(Foto: Divulgação)
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES