Notícias
GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO
Universidade Tecnológica Federal do Paraná adere ao GoPG
A CAPES e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) firmaram acordo nesta segunda-feira, 9 de outubro, para que a instituição de ensino participe do Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação (GoPG). Com isso, a UFTPR deverá se adequar a um conjunto de parâmetros para a obtenção, organização e padronização do uso e disseminação dos dados relacionados aos cursos de pós-graduação stricto sensu no País.
O processo de governança é colaborativo e envolve geração e validação das informações, busca ativa automática de conteúdo de interesse coletivo e individual e as fontes originárias dos dados. Ao assinar o acordo, a UTFPR passa a participar de um grupo de instituições composto até agora pelas Universidades Federais de Goiás (UFG), de Pelotas (UFPel) e do Rio Grande do Norte (UFRN), e a Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp), que assinaram os termos de participação no lançamento do GoPG.
O Programa facilitará a organização das informações e subsidiará a CAPES no trabalho de realizar uma expansão estratégica do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A UTFPR, que conta com 77 cursos de pós-graduação stricto sensu, entre mestrados e doutorados, quer aproveitar seus 13 campi para expandir ainda mais sua atuação nesse nível de ensino.
Na reunião do acordo, Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, citou uma possível formação de redes de PPG das Engenharias, vocação da instituição, com programas situados na Amazônia. A gestora observou que “o SNPG não comporta mais um crescimento orgânico” e que essa é uma forma estratégica de expansão feita sob demanda e com redução de desigualdades regionais.
Pela UTFPR, participaram do encontro Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, reitor, Claudia Regina Xavier, pró-reitora de Pós-Graduação, e André Schneider, diretor de Pós-Graduação Stricto Sensu. O grupo apresentou os dados gerais da instituição que conta com 114 cursos de graduação e 35 mil estudantes.
Legenda de imagens:
Banner e imagem 1: A CAPES e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná firmaram acordo de adesão da instituição ao Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação (GoPG). (Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
Imagem 2: A Fundação e a instituição debateram a expansão em rede dos programas de pós-graduação. (Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES